terça-feira, 26 de maio de 2009

Crianças com Down têm vacinação diferenciada no Estado de São Paulo

Uma iniciativa das secretarias de Estado da Saúde e dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo possibilitou o acesso das crianças e adolescentes portadores da Síndrome de Down às vacinas que não fazem parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde e que costumavam ser oferecidas somente por clínicas privadas.
Como é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, somente os moradores dessa região do país poderão ser beneficiadas com as vacinas diferenciadas, que não são encontradas na rede pública.
As vacinas diferenciadas que os portadores da Síndrome de Down terão benefícios são contra varicela (catapora), contra o vírus influenza (gripe), a vacina pneumocócica e a meningocócica.
Essa síndrome é distinguida por um “defeitinho” no cromossomo 21, chamada de Trissomia do 21, que causa deficiência de habilidades cognitivas e do desenvolvimento físico.
O cromossomo 21 tem a função de adequação do sistema imunológico. É por isso que as crianças portadoras da Síndrome de Down estão mais suscetíveis a viroses e infecções por bactérias do que uma criança com perfeito funcionamento do cromossomo 21, explica o pediatra e geneticista Zan Mustacchi, chefe do Departamento de Genética do Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas.
Fique atento - Como o risco de doenças é maior, o calendário vacinal deve ser diferenciado. As doenças infecciosas são a segunda maior causa de morte entre as pessoas portadoras da Síndrome de Down (90% dessas pessoas apresentam baixa imunidade).

Entre no link abaixo e veja o calendário.
Fonte: Guia do bebe

Receitas - Lanches Saudáveis

Patê de Ricota e soja

150g de ricota
½ xícara de chá de leite de soja Soy Original Light
3 colheres de sopa de leite de soja em pó Soymilke Ômega
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de suco de limão
2 ramos de salsa picada
raspas de ½ limão

Modo de Preparo:

Amassar a ricota com o auxílio de um garfo;
No liquidificador, bater o leite de soja Soy Original Light, o leite de soja em pó Soymilke Ômega, a ricota amassada, o sal e o suco de limão até formar um patê cremoso e de consistência homogênea;
Colocar o patê em uma vasilha e misturar a salsinha e as raspas de limão;- Servir gelado acompanhando canapés ou torradinhas.
Fonte: Olvebra
Pão de farinha de banana verde
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de Banana Verde
2 xícaras de água
2 ovos, de preferência orgânicos
1/2 xícara de óleo
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de café de sal marinho
2 tabletes de fermento para pão (15g cada)
Preparo:
Ponha a farinha de banana verde, o açúcar e o sal marinho num recipiente e reserve a parte. Bata no liquidificador o fermento esfarelado, os ovos, o óleo e a água morna.
Coloque na vasilha de pão de fôrma untada, com a Farinha de Banana Verde, cubra com um pano e deixe em repousa por cerca de uma hora (até dobrar o volume).
Leve ao forno pré-aquecido com a temperatura de 180°C a 210°C por 20 minutos.
Fonte: Mundo Verde
MUSLI DE SEMENTE DE ABOBORA E DAMASCO.

Ingredientes:

25gde aveia em flocos
1 colher (sobremesa) de uvapassas
1colher (sopa)de quinoa realem floco
1 colher (sopa) de sementedeabobora ou girassol
1 colher (sopa) de amêndoaspicadas
25 gde damascos secopicados
100 ml de suco de laranjaou maça ou de outra fruta de sua preferencia
1maçasraladas
150 ml de leite de soja
Coloque a aveia as uvaspassas as semente, damasco em uma vasilha.
Adicione as maçasraladas e cubra como leite de soja .

Rendimento:1porção
Fonte: Nutrição e saúde na TV

terça-feira, 19 de maio de 2009

Concentrado Pulverizado de Frutas


Fontes de vitaminas, minerais e fibras as frutas e os vegetais são alimentos nutricionalmente importantes da dieta por propiciarem inúmeros benefícios à saúde. No entanto, por falta de costume ou por falta de tempo grande parte da população não ingere a quantidade necessária de frutas e vegetais para o bom funcionamento do organismo.

Pensando nisso os laboratórios desenvolveram os concentrados pulverizados de frutas e vegetais na forma de gomas de colágeno, facilitando assim o consumo das substâncias bioativas destes alimentos. Eles possuem alto teor de antioxidantes, fortelecendo o sistema imunológico e atuando contra o envelhecimento. Pode ser utilizado por crianças, adultos e idosos.


Principais características dos pulverizados de frutas:


- Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais;

- Combate aos radicais livres devido à presença dos polifenois;

- Ação anti-inflamatória;

- Ação-anticelulítica;

- Previne doenças cardiovasculares;

- Auxilia na regeneração celular;

sábado, 16 de maio de 2009

Consumo de Peixe durante a Gestação e intoxicação por mercúrio - O que Comer e o que Evitar

O consumo de algumas espécies de peixes deve ser evitado durante a gestação e lactação, devido à contaminação por metais pesados, como o mercúrio. Cerca de 80% a 95% do mineral encontrado nos peixes está na forma metilada, ou metil-mercúrio, reação que acontece quando o mercúrio presente no ar entra em contato com a água do mar. Os peixes que vivem em regiões mais profundas contêm maiores concentrações do metal, como o peixe-espada, o tubarão, o arenque e o cação.

Porém, há algumas espécies que têm o consumo liberado pela FDA (Food and Drug Administration norte-americano). O atum enlatado, o camarão, o salmão e o bagre podem ser consumidos com moderação: até 340 g/semana.

No homem, a absorção do metil-mercúrio é alta e acontece no intestino. O metal permanece no corpo por mais de dois meses até ser eliminado e, durante este período, acumula-se nos rins e fígado e atua no sistema nervoso central (SNC) como inibidor enzimático. Mesmo quando a mãe não desenvolve nenhum sintoma, o metil-mercúrio é tóxico para o feto, podendo causar danos irreversíveis como paralisia cerebral, distúrbios mentais, retardo no desenvolvimento de certas funções psicomotoras, convulsões, cegueira e má-formação dos ouvidos. Em adultos, esses sintomas acontecem quando o mineral atinge valores iguais ou superiores a 3 mg/Kg. Há descrito na literatura que o consumo materno de peixe durante a gravidez pode desenvolver asma na criança, principalmente se o peixe for do tipo processado e empanado. Por outro lado, o consumo materno de óleo de peixe protege o bebê desta enfermidade, devido aos ácidos graxos ômega-3.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o limite máximo de mercúrio presente nos pescados e produtos da pesca pode chegar a 0,5 mg/Kg. Mesmo o atum enlatado sendo liberado pela FDA, análises realizadas com as marcas deste tipo de peixe mais vendidas no Rio de Janeiro comprovaram que mais da metade das amostras apresentaram concentrações do metal superiores ao permitido pela legislação. Outro estudo que determinou os níveis de mercúrio em peixes de diversas espécies procedentes de pesque-pagues e pisciculturas do estado de São Paulo afirma que todos os peixes analisados não apresentaram risco à saúde quanto aos níveis do metal.


Como esses tipos de análises não são comuns, principalmente com os peixes vendidos in-natura, o ideal é procurar informações sobre a origem e/ou cultivo dos peixes antes de consumi-los, já que as águas com maior risco de contaminação por metais pesados como o mercúrio, são as que ficam próximas a indústrias.

Fonte: Nutritotal

Aleitamento materno e nutrição

A experiência nutricional mais precoce do recém-nascido é o aleitamento materno. Há muito tempo se levanta a hipótese de que o leite materno protege contra a obesidade, porém são encontrados resultados controversos, especialmente pelo fato de que aumenta a cada dia o número de obesos. Em um estudo americano realizado com 2.565 crianças de três a cinco anos, os autores observaram que aquelas que foram amamentadas apresentavam menor prevalência de “risco de sobrepeso” em relação àquelas que não tiveram o aleitamento materno.

Já no Brasil, ainda é escasso o número de estudos que analisem o aleitamento materno, sobrepeso e obesidade infantil. A partir da constatação de que o excesso de peso entre a população infantil é cada vez mais frequente, o estudo dos doutores José Maria Pacheco de Souza, do Departamento de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), Viviane Gabriela Nascimento Simon, do Programa de Pós-Doutorado em Saúde Pública do Departamento de Saúde Materno-Infantil da USP, e Sonia Buongermino de Souza, do Departamento de Nutrição da USP, analisaram o sobrepeso e a obesidade relacionados ao aleitamento materno e à alimentação complementar na fase pré-escolar de um grupo de crianças.

No período de 2004 a 2005, foram avaliadas 566 crianças, de dois a seis anos de idade, matriculadas em escolas particulares da cidade de São Paulo. Os critérios de investigação foram aspectos demográficos e socioeconômicos da criança e de sua família, aleitamento materno, alimentação complementar e alimentação atual.

Os autores concluem que, além de todos os benefícios já consagrados na literatura e de conhecimento geral, o aleitamento materno também protege contra o sobrepeso e a obesidade durante toda a infância, independentemente da idade da criança, da renda familiar, do estado nutricional e da escolaridade dos pais. E afirmam que, quanto mais tempo a criança recebe o leite materno, maior a proteção.

DA PESQUISA

A média de aleitamento materno exclusivo entre as crianças estudadas foi de quatro meses. Na alimentação complementar, houve uma introdução precoce de alimentos na faixa etária de 0 a 6 meses, quando o recomendado é a amamentação exclusiva. Em primeiro lugar, estão água e/ou chá, com 72,1%, seguido das frutas (66,4%) e do leite não materno (53,2%), no período de até seis meses de vida. Fazem parte da lista açúcar e/ou mel (15,2%); espessantes (10,2%); achocolatados (3,0%); iogurtes (4,6%); cereais e tubérculos (25,6%); carnes bovina, de frango ou de peixe (54,1%); ovos (14,1%); hortaliças (40,3%) e feijão (12,0%).

Na alimentação atual, o consumo de frutas estava nos padrões recomendáveis, porém os pães, cereais, verduras e legumes estavam abaixo do recomendado. Os grupos de leite e produtos lácteos superaram em 50% o ideal de consumo. E quanto ao estado nutricional das crianças, 5,3% tinham baixo peso; 60,2% estavam bem nutridas; 17,8% com sobrepeso e 16,6% obesas, o que soma uma prevalência de 34,4% de crianças acima do peso ideal, número muito significativo para a faixa etária avaliada.

Para os autores, a idade da criança acima de quatro anos foi fator de risco para esses quadros de sobrepeso e obesidade. Isso porque, nessa idade, ela já escolhe e pede o próprio alimento, preferindo os não nutritivos e de maior valor calórico. Outro fator analisado no estudo foi o fato de as crianças pertencerem a famílias com nível socioeconômico alto, com maior acesso à mídia, que estimula o consumo de bolacha, doces, salgadinhos e outros. O sedentarismo é outro vilão, resultado de horas por dia em frente a aparelhos de televisão e vídeo-game, excluindo a atividade física da rotina dos pequenos.

Fonte: Site Nutritotal

Receitas - Sobremesas Saudáveis

MAÇÃ

Diz a Bíblia que Adão e Eva pecaram ao ceder à tentãção de provar uma maçã. Simbologias à parte, a fruta é realmente sedutora. Pelas suas cores fortes, pelo sabor azedinho, pela textura fibrosa e pelo amplo repertório de pratos que possibilita preparar. Outros pontos a seu favor? É barata, pouco calórica e pode ser encontrada em qualquer canto do país. A melhor época para comprá-la é nos meses de março, abril e maio, pois os preços estão mais baixos. Rica em carboidratos, potássio, fósforo e cálcio.

MAÇÃ RECHEADA

Ingredientes:

6 maçãs vermelhas, grandes e firmes
5 colheres de sopa de aveia em flocos
4 colheres de sopa de uva passa
1 1/2 xícara de chá de água
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de mel• 3 paus de canela
1 colher de café de noz-moscada em pó
1 copo de 200 ml de iogurte natural desnatado
3 colheres de sopa de amêndoa picada ou, se preferir, castanha de caju

Modo de preparo:

Corte as maçãs no topo e, com a ajuda de uma colher, retire as sementes e cave a parte central. Espalhe o suco de limão em cada uma delas para que não escureça. Disponha as frutas sobre uma assadeira. Em uma vasilha, misture a aveia, a uva-passa e a amêndoa ou a castanha de caju para rechear a cavidade das frutas. Em uma panela, coloque a água, o mel, a canela e a noz-moscada. Deixe ferver por 5 minutos e, então, retire os paus de canela. Fora do fogão, acrescente o iogurte, mexendo bem. Jogue a mistura sobre as maçãs e leve para assar por meia hora. Sirva as maçãs ainda mornas. Se quiser, reserve um pouco de amêndoa ou castanha de caju para enfeitar.

Gelatina de morango com agar-agar

Ingredientes:

500ml de suco de morango

5g de agar-agar em pó

Preparo:

Dissolver o pó de agar-agar no suco de morango, deixar esfriar e servir.Não precisa ir à geladeira.

Obs: O suco de morango pode ser substituído pelo suco da fruta de sua preferência.

Rendimento: 06 porções

Valor calórico por porção: 19 calorias

Fonte: Site Mundo Verde

Receitas - Bolos Nutritivos

BOLO DE BANANA E AVEIA

Ingredientes:

5 bananas de sua preferência cortadas, mais algumas rodelas para enfeitar (opcional)

3 ovos inteiros

4 colheres de sopa de manteiga mais o suficiente para untar a forma•

1 1/2 xícara de açúcar mascavo mais 4 colheres de sopa para cobertura

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de aveia

1 1/2 colher de sopa de canela em pó

1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Modo de preparo:

No liquidificador, bata a banana, os ovos, a margarina e o açúcar. Transfira a mistura para uma vasilha grande e acrescente a farinha de trigo, a aveia, 1/2 colher de sopa de canela e, por último, o fermento. Mexa bem, até obter uma massa homogênea, que deverá ser derramada em uma forma bem untada ou forminhas individuais no caso, se quiser, coloque rodelas da fruta sobre a massa crua para enfeitar. Leve ao forno préaquecido em temperatura média para assar por cerca de 40 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Espere esfriar e desenforme Junte as 4 colheres de sopa de açúcar e a canela restante para salpicar por cima.

BOLO DE AVEIA E RICOTA

Ingredientes:

3 ovos
1/2 xícara de chá de aveia em flocos
2 xícaras de chá de leite desnatado
Sal a gosto• 250 gramas de ricota fresca amassada
1 lata de ervilha escorrida
2 colheres de sopa de cebolinha picada
3 colheres de sopa de azeite de oliva•
1 cebola grande picada
4 tomates sem casca e sem sementes picados
1 colher de sopa de manjericão picado
1 colher de sopa de alcaparras ou, se preferir, azeitona picada

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Em uma panela, junte a aveia, o leite e o sal. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Coloque esse creme em uma vasilha e espere amornar. Junte então a ricota e as gemas ao creme, mexendo bem. Em seguida acrescente as claras em neve, a ervilha e a cebolinha, misturando com muita delicadeza. Derrame tudo em um refratário untado com 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Leve para assar em forno pré-aquecido por 25, 30 minutos ou até que o bolo esteja firme e ligeiramente dourado. Aproveite esse tempo para preparar o molho. Aqueça o azeite restante em uma frigideira e refogue a cebola. Tempere com sal a gosto. Quando estiver macia, junte o tomate, o manjericão e as alcaparras ou a azeitona, conforme sua preferência. Deixe cozinhar por 10 minutos, acrescentando um pouco de água, se necessário. Sirva esse molho bem quente, acompanhando o bolo.

Fonte:Saúde é vital

BOLO DE MAÇÃ COM FAROFA

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de trigo integral

2/3 de manteiga em temperatura ambiente

3 colheres de chá de fermento em pó

2 colheres de sopa de leite desnatado

1 colher de sopa de casca de limão ralada

1 1/2 colher de chá de canela

1/2 colher de chá de baunilha

5 maçãs vermelhas médias

2 ovos

1 pitada de cravo em pó

Cobertura de Farofa:

1/4 de xícara de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de farinha de aveia

3 colheres de sopa de farinha integral

3 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de nozes

2 colheres de chá de casca de limão ralada

1 colher de chá de canela em pó

Modo de Preparo:

Descasque as maças, retire as sementes e pique-as em cubinhos. Ponha numa tigela e adicione as raspas de limão. Misture e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça o forno em temperatura média.

Numa tigela peneire a farinha com o fermento, a canela em pó e o cravo. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e a essência de baunilha até obter um creme fofo. Acrescente os ovos e misture.

Adicione a farinha, o leite e a maçã, misturando após cada adição. Transfira para uma forma de abrir de 25cm de diâmetro untada e alise a superfície com as costas da colher.

Cobertura e Farofa:

Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma farofa granulosa. Distribua sobre a massa do bolo e leve para assar por 40 minutos ou até que, ao espetar um palito ele saia limpo.

Retire do forno e deixe descansar por dez minutos.

Receitas - Saladas

SALADA COMPLET

Ingredientes:
1 pé de alface americano lavado
1 beterraba descascada em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 lata de ervilha
150 gramas de queijo branco light em cubos.

Para o tempero:
1 colher de sopa de azeite extra virgem
4 colheres de sopa de vinagre
Orégano
Sal a gosto.

Preparo: Em uma travessa, coloque as folhas de alface, adicione por cima a beterraba em rodelas, o pimentão em fatias, as ervilhas e, por último, o queijo branco em cubos. Em uma outra vasilha misture o vinagre, o azeite, o sal e o orégano. Na hora de servir, regar a salada com os temperos já misturados.
Rendimento: 4 porções

Fonte: Folha on line


PEPINO

Injustamente apontado como indigesto, ele traz muitos benefícios para o organismo

Refrescante e diurético e levemente adocicado, o pepino ajuda na digestão - Embora algumas pessoas sejam sensíveis a ele, o que contribui para propagar a sua fama de indigesto. Com poucas calorias, é rico em potássio, enxofre, silício e boa fonte de vitaminas A,C e E - que melhoram as defesas do corpo.

PEPINO RECHEADO COM QUEIJO COTTAGE

Ingredientes:
3/4 de xícara de queijo cottage
1/4 de xícara de azeite
4 pepinos médios
1 tomate pequeno sem semente picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:Negrito
Corte o pepino ao meio pelo comprimento e divida cada metade em três. Raspe a casca, deixando algumas tirinhas. Com uma colher pequena e escave o miolo e reserve.
Numa tigela, misture o queijo, o azeite, o tomate e o miolo do pepino. Ponha sal e pimenta. Recheie os pedaços de pepino. Decore com folhas de hortelã e, se quiser, sirva com salada de folhas.

Salada de Feijão Azuki

Rendimento: 25 porções

Ingredientes:
2 xícaras de feijão azuki (cozido)
Vinagre de arroz integral à gosto
Shoyu integral à gosto
2 xícaras de chá de vagem cozida e picada
3 tomates sem semente em cubos
3 colheres de sopa de salsão
4 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas
300g de tofu em cubos (sete fatias grandes)

Modo de Preparo: Misture bem todos os ingredientes e tempere a gosto.

Salada de soja

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:
2 xícaras de chá de soja integral
3 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de semente de abóbora
3 tomates em cubos
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1 pepino em cubos
1 cebola média picada
Cheiro verde, azeite de oliva e suco de limão à gosto
1 litro de água fervente

Modo de Preparo:

Adicione 500ml de água fervente sobre a soja não lavada e ferva por 5 minutos. Em seguida, escorra e lave em água fria. Posteriormente, cozinhe a soja com 500ml de água por 15 minutos em panela de pressão ou 30 minutos em panela convencional (até ficar macia), despreze a água do cozimento e deixe esfriar. Misture os demais ingredientes, leve à geladeira e sirva bem fria.

Salada do verão

Ingredientes:
400g de queijo minas frescal cortado em cubos
1 colher de sopa de mostarda
300g de lombo defumado lascado
1 pimentão vermelho médio cortado em cubos
1 pote de iogurte natural
1 pé de alface crespa
Azeite e sal a gosto

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva com as folhas de alface.

Salpicão de Queijo frescal

Ingredientes:
400g e queijo frescal cortado em palito
1 peito de frango cozido temperado e desfiado
200g de kani kama desfiado
50g de passas escuras
1 maçã verde cortada em palitos
1 pepino em conserva cortado em palitos
1 talo de salsão cortado em palito


Molho de mostarda:
1 1/2 xícara de creme de leite light ou de soja
1 colher de sopa de mostarda
1/2 colher de chá de gengibre em pó

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve para gelar. Sirva com o molho de mostarda.

Modo de Preparo do molho:
Misture bem todos os ingredientes. Sirva gelado junto com o salpicão.

Salada Verde com molho de açaí

Ingredientes

1 colher de sopa de mostarda em pó ou grãos
4 colheres de sopa de azeite extra-virgem
6 folhas de alface roxa
6 folhas de alface crespa
1/2 maço de agrião
1 xícara de chá de tomate cortados • sal marinho a gosto


Modo de preparo :
No liquidificador, colocar a polpa de açaí e a mostarda. Bater bem e juntar o azeite aos poucos, bater até o molho ficar cremoso. Reservar em uma tigela na geladeira. Arrumar as folhas e os tomates em um refratário Temperar com sal a gosto e servir a salada regando com o molho de açaí.

PROPRIEDADE NUTRICIONAL:
O açaí contém elevada quantidade de vitamina E, sendo, portanto um antioxidante natural, também possui as vitaminas B1 e B2 e C.Tem grande quantidade de fibras, ajudando no trânsito intestinal. Tem um teor considerável de proteínas e também de antocianinas (pigmento responsável pela cor roxa violeta) que são também antioxidantes, favorecendo a melhor circulação do sangue.

Fonte: CBAN

Salada de Agrião com molho de Ervas e Curry

Ingredientes:

250g de peito de frango temperado e desfiado
½ xícara de aipo cortado
¼ de xícara de cebola-roxa picada
½ xícara de uvas passas
½ xícara de nozes picadas
1 colher de chá de curry em pó
2 maços de agrião picado

MOLHO DE ERVAS:
20 ml de azeite
1 dente de alho
folhas de manjericão
1 pitada de pimenta branca
1 pitada de pimenta preta

Misture tudo.

Modo de Preparo:
Numa tigela média, misturar o frango, o aipo, a cebola-roxa, as uvas passas, as nozes, o curry em pó e molho de ervas. Servir sobre as folhas de agrião.

BENEFÍCIOS DO CURRY:

A curcumina é um dos componentes do cúrcuma, ingrediente que dá a cor amarelada ao curry indiano, um tempero à base de várias especiarias. O curry em pó é uma mistura de diferentes ervas, temperos e sementes de diversas propriedades funcionais. Ela possui gosto levemente amargo, mas é um poderoso antiinflamatório, antioxidante e antimicrobiano.

Fonte: CBAN

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Exercícios e dieta podem melhorar a sobrevida de pacientes com câncer

Um programa de exercícios em casa aliado à alimentação saudável pode melhorar a sobrevida de pacientes com câncer, particularmente, se eles são idosos e estão acima do peso, segundo estudo publicado esta semana no Journal of the American Medical Association.

Avaliando 641 pacientes com câncer com idades entre 65 e 91 anos e que apresentavam sobrepeso ou obesidade, os pesquisadores observaram que aqueles que foram submetidos às intervenções com dieta, exercícios em casa e aconselhamento tinham menos declínio na capacidade funcional do que os que estavam na lista de espera, após 12 meses.

Com a combinação de exercícios aeróbicos e de força em intensidade baixa a moderada (pelo menos 30 minutos diários, por pelo menos cinco dias na semana de atividades de resistência; e 15 minutos todos os dias de fortalecimento da perna), os pacientes tiveram aumento na força e resistência, além de perder peso, melhorando sua qualidade de vida.


Fonte: Matéria postada no blog Boa Saúde

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Receitas - Sucos Funcionais











Suco Mundo Verde

Ingredientes

1 maçã
1 banana
1 colher de sopa de abacate
1 pedaço de batata yacon
1 colher de sobremesa de sementes de linhaça
300 ml de água mineral

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Servir em um copo longo com pedras de gelo.

Fonte: Blog Mundo Verde

Suco Antioxidante

Ingredientes

1 colher de sobremesa de linhaça
1 colher de sobremesa de gérmen de trigo cru
2 colheres de sopa de extrato de soja cru
Açúcar Demerara à gosto
1/2 cenoura sem casca
200ml de água mineral
3 cubos de gelo
suco de 1 limão

Preparo:

Bata tudo no liquidificador, tome em jejum pela manhã

Vitamina Energética

Ingredientes

1 colhe de chá de guaraná em pó
1 colher de sopa de germen de trigo cru
2 colheres de sopa de extrato de soja
Açúcar demerara a gosto
250ml de suco de laranja
3 cubos de gelo

Preprapo:

Liquidificar e tomar em seguida

Vitamina Laxativa

Ingredientes:

1 colher de sobremesa de linhaça integral

2 colheres de sopa de fibra de trigo grossa

Açúcar mascavo à gosto

1 ft de mamão papaya

1 copo de iogurte desntado

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e tome em jejum pela manhã.

fonte: site mãe terra

Shake energético (fonte de cálcio, vitamina C e fósforo)

Ingredientes

1/2 xíc. (chá) de erva-cidreira picada

1/4 de maçã

1 rodela de abacaxi

1/2 copo (100 ml) de suco de laranja

1 col. (sopa) de mel

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e tome em jejum pela manhã.

Shake Drenante (fonte de vitamina C e potássio, ajuda na redução do inchaço)

Ingredientes:

1 copo (200 ml) de água-de-coco

1/2 fatia de abacaxi

1/2 fatia pequena de mamão

1 col. (chá) de mel

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e tome em jejum pela manhã.

Shake antigordura (rico em vitamina A, cálcio, zinco e fibras)

Ingredientes:

1/2 col. (sopa) de farelo de trigo

3 ameixas-pretas sem caroço

1/2 col. (sopa) aveia

1 copo (200 ml) de iogurte natural desnatado

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e tome em jejum pela manhã. De preferência em jejum.

Shake Pro-homônio (escelente para combater o estresse, fonte de magnésio, vitamina A, C e vitaminas do complexo B)

Ingredientes:

4 morangos

1/2 kiwi

Suco de 1 laranja

1/2 copo (100 ml) de água

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e tome em jejum pela manhã.

Fonte: site suplemento e saúde

Suco bronzeador

Ingredientes:

1 copo pequeno de suco de laranja

1/2 beterraba crua

1 cenoura média

Modo de fazer: Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja

Fonte: Saúde é vital

Suco de melancia com salsão

2 fatias finas de melancia

1 ramo de aipo (salsão)

Folhas de hortelã

Água

Suco de cenoura/laranja/couve

1 unidade de cenoura pequena

Suco de duas laranjas

1 folha de couve

Água

Suco de abacaxi/broto de alfafa/castanha do Pará

1 fatia média de abacaxi

1 colher de sobremesa de gengibre ralado

1 punhado de broto de alfafa

1 unidade de castanha do Pará

Água

Suco de cenoura/beterraba/espinafre

Suco de uma laranja

1 unidade de cenoura pequena

3 colheres de sopa de beterraba crua

1 punhado de espinafre

Água


Suco de laranja/mamão

Suco de uma laranja

¼ mamão papaya

Água

Suco de lima-da-Pérsia/maçã/erva cidreira

Suco de uma lima-da-Pérsia

1 maçã sem semente

1 punhado de erva cidreira

Água

Suco de água de coco/melão/kiwi

200 ml de água de coco

1 fatia de melão 1 kiwi

Folhas de hortelã

Fonte: http://sabordesaude.com.br/sucos.html

Suco Metabolismo acelerado

Ingredientes:

1 colher de sopa de mate solúvel (não utilize o mate de copinho)

1 copo de 200 ml de água

½ maçã sem semente

½ mamão papaia

1 banana prata

½ copo de 100 ml de leite de soja

Gelo a gosto

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Suco de cavalinha, abacaxi e hortelã

Ingredientes:

250ml de chá de cavalinha1 rodela de abacaxiFolhas de hortelã

Preparo:

Bater no liquidificador o chá de cavalinha, o abacaxi e as folhas de hortelã. Servir gelado.

Rendimento: 01 porção

Fonte:Site Mundo Verde

Vitamina de Clorofila c/leite de soja

Ingredientes:

1 copo de leite de soja

1 banana

1 maçã

1 colher de sopa de aveia

1 frasco de suco de clorfila (vale do Thithamá)

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce com mel ou mascavo.

Fonte: Vale do Thithamá

Suco de Luz

Ingredientes:

1 frasco de suco de clorofila

1 frasco de suco de brotos

1 maça picada

1 cenoura ou beterraba picada

1 copo de água mineral

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador.

Fonte: Vale do thithamá

Leite Materno: O primeiro alimento Funcional

O leite materno é o melhor alimento para o crescimento e o desenvolvimento da criança e, pode pelas suas características ser considerado o primeiro alimento funcional que o individuo recebe. A sua ingestão no primeira ano de vida é fundamental para que o crescimento e o desenvolvimento ocorram como o esperado.

O consumo de leite materno está relacionado com o desenvolvimento cognitivo e sensorial e protege o bebê contra infecções e doenças crônicas. Além disso, o aleitamento também contribui para a saúde materna, influenciando no controle da natalidade e reduzindo o risco de câncer de ovário e mama.
Vários fatores tornam o leite materno especial, principalmente no que se refere a presença de substâncias que atuam na imunidade.

Dentre os diversos nutrientes , o ômega 3 e o ômega 6 presente no leite materno, merece destaque, pois atuam diretamente no crescimento e desenvolvimento da criança.

A criança passa por um período de máxima vulnerabilidade que coincide com o intenso crescimento ceebral, que se inicia na 32° semana da gestação e se estende ao 2° ano de vida. Durante este período os ácidos graxos se acumulam no sistema nervoso central.

Assim durante a gestação e nos primeiros anos de vida, o fornecimento de ômega 3 e ômega 6 deve ser em quantidade ótima e em equilíbrio.

O leite materno fornece toda a energia e nutrientes necessários para os primeiros meses de vida e continua a fornecer a ½ a 1/3 das necessidades da criança até o final do segundo ano de vida. Porém a introdução de alimentos complementares deve ocorrer a partir do 6 °mês de vida, garantindo assim as necessidades nutricionais da criança, além das características fisiológicas, tais como: capacidade gástrica, capacidade mastigatória, função digestória e renal.

Alimentação Complementar

O termo alimentação complementar se refere ao fornecimento de qualquer alimento ou líquido, incluindo fórmulas infantis, que não o leite materno.
A introdução de alimentos como dito acima deve ser a partir do 6° mês de vida, permitindo assim que sistema imune do lactente estejam mais amadurecidos. Estes alimentos devem ser introduzidos de forma gradativa, e deve ocorrer retardo na introdução de alimentos alergênicos até o 2°ano de vida dentre eles, estão o leite de vaca, ovo, amendoim, nozes, frango, soja, frutas cítricas, tomate, morango e peixe. Os três últimos principalmente quando existir na família história familiar de atopia.

Os alimentos complementares, quando utilizados em substituição às mamadas, pode ser nutricionalmente inadequedos. A quantidade de nutrientes fornecida pelos alimentos pode ser insuficiente em decorrência a má alimentação, e pode ocorrer redução ma absorção de nutrientes, tais como ferro e zinco.

Soja

A soja é reconhecida como alimento funcional devido à presença de isoflavonas e outros flavonóides. A forma mais comum de primeiro contato da criança com este alimento seria por meio de fórmulas, que têm sido indicadas em caso de intolerância à lactose e de alergia a proteína do leite de vaca. Porém deve-se ficar atento uma vez que a soja também é um alimento com elevada alergenicidade.

Fonte: Revista Nutrição Saúde e Perfomance

Trocar gordura trans por gordura de peixes e azeite protege a saúde dos olhos

Um estudo publicado esta semana na revista científica Archives of Ophthalmology indica que consumir peixes, nozes, azeite de oliva e outros alimentos ricos em ômega-3, além de cortar a gordura trans da dieta, pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular, principal causa de perda de visão em idosos.

Entre as quase 2,5 mil pessoas avaliadas, aqueles que comiam uma porção de peixe por semana tinham 31% menor risco de desenvolver a doença. E o consumo de uma a duas porções semanais de nozes foi associado a 35% menor risco de ter o problema de vista.

Em outro estudo relacionado, a análise de mais de 6,7 mil pessoas com idades entre 58 e 69 anos indicou que pessoas que consumiam mais gordura trans eram 76% mais propensos a ter degeneração macular, e aqueles que ingeriam mais ômega-3 eram 15% menos propensos a ter a doença. E o consumo de 100 ml de azeite por semana reduziria os riscos em 52%.


Fonte: Boa Saúde Blog

Produtos sem lactose

Diante de tantas opções de produtos ataulamente no mercado, ficamos muitas vezes em dúvida do que consumir, abaixo seguem alguns produtos interessantes.




-Opções de substituição ao leite de vaca



Leite de soja ADES Natural


Toda linha ADES é isenta de lactose e uma boa opção para a substituição ao leite de vaca, é fonte de proteína de soja, além de vitaminas e minerais. São mais de 30 sabores. A linha frutas e original não tem cálcio em sua composição,somente a linha NutriKids. Disponível também na versão light/zero. Eles utilizam adoçante a base de sucralose.




Naturis Leite de soja Original





Linha da Batavo de soja, possui cálcio nas versões original, maçã, abacaxi, caju,pêssego e uva. Já o chocolate e laranja não tem este mineral na composição. Também disponível na versão light com adoçante à base de sucralose.


Dentro da mesma linha a Batavo, podemos contar com o creme de soja, em substituição ao creme de leite tradicional e o iogurte de soja, este último não possui versão light.





















Leite de soja Nestle


A Nestlé também possui sua linha de soja, com leite de soja, suco de soja, chocolate entre outros produtos



Leite de soja Natural Soy Milk

Toda linha Soy da Olvebra é produzida com soja não trangênica. Vale a pena conferir o site www.olvebra.com.br. Os produtos podem ser comprado pelo site ou em supermercados. A linha Soy é bem divesificada podemos achar leite condensado de soja, doce de leite de soja,bolo sem gluten e sem lactose, sucos e chocolates.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lactobacilos e outras bactérias “boas” ajudam a reduzir barriga pós-gravidez

Um novo estudo da Universidade de Turku, na Finlândia, indica que as chamadas bactérias probióticas, como bifidobactérias e lactobacilos, podem ajudar as mulheres a manter a gordura abdominal sob controle depois da gravidez. Porém ainda não estão claros os efeitos do consumo de probióticos para a saúde do bebê.

O estudo incluiu 256 gestantes, que, no primeiro trimestre de gravidez, foram divididas em três grupos – dois recebiam conselhos nutricionais e alimentos saudáveis, mas apenas um deles recebeu cápsulas contendo lactobacilos e bifidobactérias; um terceiro grupo recebeu uma pílula falsa e nenhum aconselhamento.

Doze meses após o nascimento, 25% daquelas que receberam probióticos apresentavam obesidade central, contra 43% daquelas que tiveram apenas conselhos nutricionais e 40% do terceiro grupo. E a média de gordura corporal foi de 28%, 29% e 30%, respectivamente, indicando benefícios dos probióticos para a saúde da mãe.


Fonte: Boa Saúde Blog

domingo, 10 de maio de 2009

Educação Nutricional para Crianças de forma Lúdica e Criativa

Através de atividades lúdicas o projeto coaching nutrition for kids leva educação alimentar para crianças 0-12 anos. Conceitos de educação nutrição, higiene pessoal e hábitos saudáveis são passados para a criança de forma criativa e animada, fazendo com que a criança aprenda a se alimentar de forma correta e saudável.

A integração de pais e babás nas atividades é fundamental para o sucesso das atividades.

Dentro deste projeto montamos um treinamento específico para babás, pois sabemos que os pais devido à correria do dia a dia, não tem tempo de qualificar as babás de forma correta, principalmente quando o tema é relacionado a nutrição.

O curso aborda temas como:

- Manipulação dos alimentos;
- Higiene Pessoal;
- Higiene dos alimentos;
- Higiene e de equipamentos e utensílios;
- Composição de cardápios saudáveis, atrativos e decorados;
- Confecção de cardápio com receitas e modo de preparo;
Todas as aulas são práticas com material didático.

O treinamento para babás garanti aos pais segurança quanto a alimentação e nutrição de seu filho, além de promover um bom desenvolvimento infantil.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Tempero para Curar

Com este título a revista Mente e Cerebro definiu a curcumina, componente ativo extraído do curry/curcuma ou açafrão.
Ela é muito consumida na Índia, cerca de 100 mg/dia por habitante, como tempero. Estudos recentes mostram que podemos ingerir até 8 g/dia sem efeitos colaterais, entretanto a biodisponibilidade celular da curcumina é muito baixa , devido à rápida glucoronidação hepática e intestinal. O folclore nos ensinou que a adição de pimenta do reino (Piper nigra) aumenta em 2000% a biodisponibilidade do princípio ativo. Na Índia o povo adora açafrão e pimenta .
A curcumina e compostos relacionados os curcuminóides, possuem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antissépticas, com atividade potencial contra doença de Alzheimer, Parkinson, câncer, diabetes, alergias, artrite e outras enfermidades crônicas. Na Universidade John Hopkins estão sendo investigadas as propriedades da curcumina, que podem proteger o sistema nervoso de prejuízos de doenças neurodegenerativas como o Parkinson.
Outro estudo na Universidade da Califórnia, está organizando um ensaio clínico em humanos para testar se a curcumina é capaz de impedir o acúmulo de placas amilóides que sobrecarregam o cérebro dos pacientes com Alzheimer.
Nos Estados Unidos são muito comuns o câncer de mama, de colon, de próstata e de pulmão, o que não acontece na Índia, onde é alta a ingestão de cúrcuma. Observou-se aumento da incidência de câncer de colon em imigrantes da Índia vivendo nos Estados Unidos, o que mostra o valor da dieta como fator quimiopreventivo.
Os primeiros estudos feitos com células isoladas e em animais mostraram que a curcumina pode agir contra uma gama de doenças inflamatórias, entre elas pancreatite, artrite, colite, gastrite alergia e febre. Ela também se revelou promissora para diabetes, doenças auto-imunes e cardiovasculares.
Nas palavras de Bharat Aggarwal e Shishir Shishodia: “Vamos fazer uma viagem para nossas “RAIZES” antigas para explorar as “RAIZES” da Curcuma longa”.
Fonte: Revista Mente e Cerebro (abril/2009) e Site da ABMC.

domingo, 3 de maio de 2009

Alimento Orgânico - Ecologicamente Correto


Agricultura orgânica é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade e agrotóxicos, além de reguladores de crescimento e aditivos sintéticos para a alimentação animal.Sempre que possível, baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou, um alerta sobre a contaminação de agrotóxicos nos alimentos vendidos nos supermercados. Por meio de um estudo, foram avaliadas 17 culturas entre frutas, verduras e legumes. Das 1.173 amostras coletadas, 15,29% estavam irregulares quanto aos resíduos de agrotóxicos.

O pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice de irregularidades, presentes em 64% das amostras analisadas. Depois dele vêm morango, cenoura e uva, com índices de irregularidades superiores a 30%.
Algumas Culturas tiveram seus indices reduzidos em relação ao estudo anterior.

O tomate, por exemplo, baixou de 44,72% para 18,27%, entre 2007 e 2008, enquanto que a batata caiu de 22% para 2%, no mesmo período. A banana foi de 6,53% para 1,03%. Outros itens como arroz, feijão, manga, batata, banana, cebola e maçã, não tiveram irregularidades em mais de 4,5% da mostra.