terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vamos Ensinar as Crianças a comerem frutas ?


O período conhecido como desmame, quando bem conduzido, permitirá à criança conhecer diferentes sabores e criar bons hábitos alimentares, como o de apreciar verduras, frutas e legumes - A Brazos Nutricional, pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), divulgada em setembro de 2007, nos deixou perplexos...
Apesar das várias opções de frutas, legumes e verduras que o Brasil planta e exporta todos os anos, não aproveitamos essa riqueza de nutrientes. O estudo envolveu 150 municípios brasileiros e entrevistou 2.240 pessoas de todas as classes sociais e descobriu que o consumo de vitaminas e sais minerais está abaixo das recomendações em 90% da população.
Os vegetais, incluindo frutas, verduras e legumes, ainda são as melhores fontes de fibras, vitaminas e sais minerais essenciais para melhorar o bom funcionamento do organismo. Esses nutrientes, por serem calculados em miligramas e microgramas, são conhecidos como micronutrientes. São tão importantes para a saúde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) concluíram que, pelo menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser adiadas, ou mesmo evitadas, se as pessoas adotassem posturas mais saudáveis diante da vida, dentre elas, o consumo de no mínimo cinco porções (ou 400 gramas) dessa categoria de alimentos por dia. “Frutas e hortaliças são mais facilmente incorporadas ao cardápio, quando fazem parte dele desde a infância.
Pais que normalmente não comem esse tipo de alimento, involuntariamente, transmitem esse hábito aos filhos”, diz a endocrinologista da Clínica Genesis, Silvia Hashimoto Toledo. E por não apreciarem o sabor sutil das frutas, geralmente, eles não são criativos, não sabem como prepará-las ao gosto infantil, se contentam com a primeira alegação da criança de que não quer a maçã... E cedem à tentação do biscoito recheado, do salgadinho em pacote industrializado, da barra de chocolate... “Esses últimos alimentos são muito mais gostosos, pois são ricos em gordura, o ingrediente que faz tudo ficar mais saboroso. O sabor exacerbado dos alimentos industrializados faz com que a pêra pareça sem graça, sem atrativos. Logo, é na primeira infância que devemos lançar a semente dos bons hábitos alimentares, que vão assegurar um crescimento saudável. Não podemos perder esta chance única”, defende a endocrinologista Silvia Toledo.
Apresentando saboresEmbora a maioria das mães fique ansiosa para oferecer o primeiro suco de frutas para seus filhos, é sempre importante lembrar que os bebês devem ser alimentados, exclusivamente, com leite materno, pelo menos até o sexto mês de vida. Somente após essa idade é que o organismo estará pronto para receber outros alimentos”, explica a endocrinologista.
Assim, sucos, chás e água só devem ser oferecidos quando o bebê tiver completado seis meses de vida. “Apenas quando os bebês não estão evoluindo bem, apenas com o leite materno, outros alimentos podem ser introduzidos a partir do quarto mês”, diz Silvia Toledo.
A médica destaca que o mais importante é que os pais não ofereçam outro alimento para o bebê antes de ele completar quatro meses de vida, esteja ele se alimentando com o leite materno ou outro leite. “Como o sistema digestivo do bebê ainda não está preparado para receber essas substâncias, alguns problemas podem aparecer: alergias alimentares, intolerâncias, diarréias, anemia, desnutrição ou excesso de peso”, diz a médica.
Questão de estratégiaPara a frustração de muitas mães, geralmente os bebês não aceitam bem a introdução de novos alimentos em sua dieta e fazem caretas intermináveis ao provarem as primeiras frutas. “A rejeição é normal, pois sai de cena o leite e entram novos alimentos que têm sabores, cheiros e texturas diferentes das do leite materno. Com o passar dos dias, o bebê vai se acostumando e passará a aceitar melhor as frutas”, conta Ana Paula Mendonça, nutricionista da Clínica Genesis.
Ana destaca que “o mais importante é lembrar que a recusa - seja do suco ou da fruta raspadinha - é normal, aceitável e passageira”, diz. E diante de recusas, os pais devem oferecer outra fruta, que agrade mais o paladar do bebê. Não há restrições para as frutas que podem ser ofertadas aos bebês. “Só há restrições alimentares para os bebês que apresentam alergia ou que têm pais com alergias”, recomenda a nutricionista da Clínica Genesis.
É importante que ao preparar as frutas e os sucos de frutas que serão oferecidos ao nenê, os pais tenham cuidado com a higienização adequada das frutas. O fato de não consumir a casca de algumas frutas não elimina a necessidade do completo processo de higienização. “É importante que no momento inicial da oferta de novos alimentos, as frutas não sejam misturadas, para não tornar esse aprendizado mais difícil. Os pais também não devem adoçar os sucos, nem com açúcar, nem com mel, que pode conter a toxina que causa o botulismo. Para introduzir esses dois alimentos, os pais devem esperar o bebê completar o primeiro ano de vida”, recomenda Ana Paula Mendonça.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Koubo

O que é o Koubo?

É um extrato de cactácea Cereus sp, com ação ma redução de apetite e controle do peso.

Qual mecanismo de ação do Koubo?

Tiramina e N-Metiltiramina sã considerados os marcadores da espécie, sendo responsável pela ação moderadora da apetite e lipolítica. Atuam estimulando a liberação de glucagon, desencadeando a glicogenólise e a lipólise, consequentemente liberação de insulina que disponibiliza glicose para célula, sendo a principal responsável pela sensação de saciedade.

Quais as vantagens no uso do Koubo?

Moderador natural do apetite, redutor de medidas e LDL, diurético e antioxidante.

Há alguma cotra-indicação para o uso do Koubo?

Devido a sua propriedae hiperglicemiante, não deve ser usado em diabéticos.

Quem pode fazer uso do Koubo?

Indivíduos qu estejam faendo dietas hipocalóricas, na busca de perda de peso de forma natural e segura.

Maçã - Pecado é não comer!

Além da fama de fruta proibida, a maçã é conhecida por combater muitas doenças.

Basta uma maçã pordia para evitar o acúmulo de colesterol nas artérias. Isto se dá devido a presença de flavonóides e polifenóis - substâncias presentes na casca e na polpa. Além desse benefício, a fruta também é rica em vitaminas e minerais, pouco calórica e ajuda manter o bom hálito.


Filé com molho de Maçã

Ingredientes:

1/2 xícara de caldo de galinha
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de tomilho fresco
2 maças sem casca cortadas em gomos
2 peitos de frango sem pele e sem osso, cortados ao meio
1 cebola picada
1 talo de salsão picado
Sal à gosto

Modo de fazer:

Tempere o frango com sal, o tomilho e a mostarda. Deixe descansar por 10 minutos. Unte a frigideira com azeite e aqueça. Grelhe o frango dos dois lados até dourarem. Reserve,
Na mesma frigideira refogue a cebola e o salsão no azeite até ficarem macios. Junte o caldo e a maçã, tampe e cozinhe por cinco minutos ou até a maçã ficar macia. Acrescente os filés e deixe aquecer. Sirva em seguida.

Receitas sem Gluten

Torta de Batata sem gluten

Ingredientes:
]1kg de batatas cozidas e amassadas
3 olheres de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de manteiga ou óleo vegetal
2 ovos
1 xícara de água fervendo
1 colher de sopa de fermento em pó
500g de frango cozido e desfiado
noz moscada, óregano e gergelim

Modo de Preparo:

Misture bem as batatas com o amido de milho, os ovos, a manteiga e a farinha de arroz. Acrescente a água quente para dar uniformindade à massa.
Por último acrescente o fermento em pó.
Coloque a metade da massa em um refratário.
Acomode o recheio (frango desfiado temperado à gosto) sobre a massa de batatas.
Cuba a outra metade da massa e leve ao forno por 30 minutos.
Cubra com o molho de tomates, polvilhe o óregano e gergelim
Volte ao forno por mais alguns minutos.


Torta sem gluten

INGREDIENTES DA MASSA:
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo de canola ou azeite de oliva-
1 xícara (chá) de água- 1 cebola grande, crua, cortada em gomos grandes
2 xícaras (chá) de Mix de Farinha sem glúten
1 colher (sobremesa) de sal marinho ou “sal verde”
1 colher (sopa) de fermento em pó

MIX DE FARINHAS SEM GLÚTEN

MEDIDAS PARA PREPARAR FARINHA SEM GLÚTEN

1 kg de farinha de arroz
330g de fécula de batata
165g de araruta

PREPARO:
Misturar bem e guardar em potes bem fechados até o momento do uso em suas receitas tradicionais em substituição à farinha de trigo.


SAL VERDE

INGREDIENTES:
200 g de dentes de alho (descascados na hora do preparo)
500 g de cebola- 1 pimentão vermelho
50 g de gengibre
1 maço pequeno de cebolinha verde
1 maço pequeno de salsinha
1 maço pequeno de manjericão
1 maço pequeno de hortelã
1 maço pequeno de coentro
10 g de folha de louro
1 alho poró
100 ml de água ou óleo de canola ou azeite (opcional)
Sal marinho em quantidade suficiente para dar ponto de pasta (cerca de 3 a 4 kg)

PREPARO:
Higienizar os ingredientes.
Picar a cebola e as folhas grosseiramente, apenas para facilitar a trituração.
Colocar a água ou o óleo no liquidificador (quantidade suficiente para cobrir as lâminas, apenas para facilitar o início da operação.
Bater, aos poucos, todos os temperos (exceto o sal) de modo a formar um suco grosso
Despejar, aos poucos, à parte, numa vasilha grande, o “suco de tempero” para não exceder a capacidade do copo do liquidificador.
Depois de tudo batido, acrescentar o sal na vasilha com o “suco de tempero”, pouco a pouco, mexendo bem, até dar ponto de pasta e não minar mais água- Colocar em vidros esterilizados, tampados e armazenar sob refrigeração por até 3 meses.

INGREDIENTES DO RECHEIO:
2 xícaras (chá) de ervilha (prefira usar a ervilha fresca ou congelada)
2 xícaras (chá) de milho (prefira usar o milho fresco ou congelado)
1 xícara (chá) de palmito ou champignon (prefira usar fresco ou de embalagens de vidro)
1 xícara (chá) de azeitonas verdes ou pretas (prefira as de embalagens de vidro)
1 xícara (chá) de molho de tomate (de preferência caseiro)
1 colher (chá) de sal marinho ou “sal verde”- 1 cebola grande picadinha

PREPARO:
Preparar primeiro o recheio, misturando todos os ingredientes e reservar.
Bater no liquidificador: ovos, óleo, leite de soja, cebola em gomos grandes e o sal.
À parte, misturar numa tigela: o Mix de Farinha sem glúten e o fermento em pó.
Misturar bem o líquido do liquidificador sobre a farinha e fermento, formando uma massa homogênea.
Misturar essa massa com o recheio, mexendo com a colher.
Colocar em assadeira untada com óleo e o mix de farinhas e levar assar em forno médio.
Cuca de banana OU Bolo de Coco (sem glúten)
Ingredientes:

1 ½ xíc. de creme ou farinha de arroz (200g)
3 colh. de sopa de farinha de linhaça1
½ xícara de açúcar mascavo
½ xíc. de óleo de canola4 claras em neve
4 gemas
1 colher de sopa de fermento em pó
Bananas cortadas (as bananas podem ser substituídas por coco ralado)
Canela

MODO DE PREPARAR:
Bata o óleo, as gemas e o açúcar. Acrescente o creme de arroz e o fermento.Adicione por último as claras e as bananas. Pincele um tabuleiro com óleo. Coloque a massa e polvilhe com canela.Levar ao forno já aquecido por 20-30 minutos a 200°C.

Bolo de Chocolate sem Farinha de Trigo

Ingredientes:
7 ovos
7 colheres (sopa) de açúcar
7 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de óleo2 colheres (sopa) de margarina
100 g de coco ralado seco
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura:
1 lata de creme de leite com soro ou 1 caixa de creme de leite de soja
3 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de preparo:
Bata no liquidificador 7 ovos, 7 colheres (sopa) de açúcar, 7 colheres (sopa) de chocolate em pó, 4 colheres (sopa) de óleo e 2 colheres (sopa) de margarina.Retire do liquidificador e misture 100 g de coco ralado seco e 1 colher (sopa) de fermento em pó.Numa forma redonda (25 cm x 4 cm) untada e forrada com papel-manteiga, despeje a mistura do bolo e leve ao forno a 180ºC por 40 min.
Para a cobertura:
Leve ao fogo 1 lata de creme de leite com soro, 3 colheres (sopa) de água e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó até levantar fervura. Deixe esfriar e cubra o bolo.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aveia - Um Alimento Funcional


A aveia foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional, pois mais do que fornecer nutrientes para o organismo, ela ajuda a reduzir o risco de várias doenças.
Entre todos os seus ricos nutrientes, merece destaque as betaglucanas, fibras com capacidade de evitar doenças cardiovasculares e melhorar os sistema imunológico.
As betaglucanas agem de diferentes formas. Primeiro são fermentadas pela flora intestinal. Isso resulta na formação de moléculas que atuam no combate aos microorganismos patógenos que vivem no nosso intestino.
Outro mecanismo de ação e, talvez, o mais consagrado da aveia, é a redução de colesterol. Pelo mesmo mecanismo de equilibrar a flora intestinal, ela já está ajudando na menor absorção do colesterol. Além disso, as betaglucanas se ligam às moléculas de colesterol vindas dos alimentos e impedem sua absorção. Outro mecanismo: as betaglucanas também são capazes de diminuir a produção de colesterol pelo nosso organismo.
Com menor quantidade de colesterol circulando pelos vasos sanguíneos, é claro que estes estarão mais protegidos da formação de placas de gordura (ateromas) que obstruem a passagem de sangue e nutrientes para todo o corpo. Conseqüentemente, a pressão arterial também diminuiu, mais uma vantagem para a saúde com o consumo de aveia.
Mas seus benefícios não param por aí. As betaglucanas são capazes de controlar os níveis sanguíneos de glicemia, evitando a resistência à insulina e diabetes tipo 2. Da mesma forma que acontece com o colesterol, as betaglucanas diminuem e torna mais lenta a absorção de açúcares pelo intestino. Conseqüentemente evita-se picos de glicemia e picos de insulinemia evitando a resistência à insulina, primeiro passo para o diabetes tipo 2. E, se há menor pico de glicose no sangue, há menor armazenamento de energia e menor ganho de peso. Está aí, a aveia também ajuda no tratamento e prevenção da obesidade.
E tem mais, as betaglucanas, assim como outras fibras, ajudam o intestino a funcionar melhor, diminuindo o tempo de permanência de substâncias cancerígenas na luz intestinal. O consumo de aveia pode, portanto, diminuir a incidência de tumores malignos nessa região.
A aveia tem muitas outras qualidades. É um alimento muito barato, fácil de encontrar e muito versátil. Encontrado na forma de grão, flocos, farelo e farinha. É claro que cada um com suas qualidades e indicações.
O floco é o grão prensado integralmente, por isso conserva todos os seus nutrientes e pode ser consumido com saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, pães. Os flocos finos nada mais são do que os flocos submetidos à moagem e fica ótimo em sopas e mingaus.
O farelo é feito da camada mais externa do grão e por isso contem a maior quantidade de fibras betaglucanas (9 g de betaglucanas em 100 g do farelo). Fica muito bom salpicado em patos já prontos, saladas verdes, saladas de frutas, sucos, pães, bolos...
A farinha é obtida da parte mais interna do grão e por isso tem pouca fibra em relação ao floco e ao farelo. É usada, geralmente, como uma alternativa à farinha de trigo em pães, bolos e outras massas.
A aveia não vive somente de fibras. Contém vitaminas do complexo B, fundamentais para a energia mental e física e vitamina E, um excelente antioxidante que protege às células contra danos causados pelos radicais livres. E minerais! A aveia contém zinco e silício. Quanto às proteínas, a aveia é um dos grãos mais protéicos que compõe a alimentação habitual do brasileiro.



Fonte: Nutrição e Saúde na TV


Bolo de Banana


Ingredientes


4 bananas nanicas maduras

4 ovos

1 xícara de mistura básica de farinha especial (1 xícara = 3 dedos de farinha de arroz + 1 dedo de farinha de batata + 1/2 xícara de amido de milho)

1 xícara de farinha de aveia

1 xícara rasa de óleo de canola

2 xícaras de açúcar mascavo ou adoçante culinário

1 colher de sopa de fermento em pó

2 colheres de sopa de linhaça dourada triturada ou gergelim ou semente de girassol


Modo de Preparo:

Beter no liquidificador as bananas, o óleo e os ovos. Misture os demais ingredientes em uma tigela. Colocar em uma forma untada e esfarinhada com farinha de arroz ou de aveia. Leve em forno médio pré-aquecido por 40 minutos. Quando estiver pronto, tire do forno e polvilhe com canela em pó.


Licopeno: um potente antioxidante




O licopeno é o carotenóide que dá a cor vermelha aos tomates. O licopeno é o mais abundante carotenóide da nossa alimentação. E olha que existem quase 600 carotenóides conhecidos.
O conteúdo de licopeno dos tomates pode ser notavelmente modificado durante o processo de amadurecimento e já foram observadas diferenças marcantes entre os vários tipos de tomates. Os tomates vermelhos, por exemplo, têm mais licopeno do que os amarelos.
A biodisponibilidade do licopeno aumenta depois do cozimento, de como que os produtos processados com o tomate como ketchup, suco e molho de tomate têm mais licopeno biodisponível que os tomates frescos.
Segundo evidências epidemiológicas as dietas ricas em licopeno estão associadas à redução do risco de diversos tipos de câncer. Por isso os suplementos com licopeno são freqüentemente indicados como agentes protetores contra o câncer, promotores da saúde cardíaca e antioxidantes.
Como antioxidante, o licopeno é duas vezes mais potente que o betacaroteno em relação à proteção de leucócitos de lesão da membrana celular provocada pelos radicais livres.
Até pouco tempo os suplementos de licopenos são caros. Muitos ainda o são! Mas, desde 2001, laboratórios farmacêuticos passaram a comercializar uma forma sintética de licopeno com custo cinco vezes menor e com a mesma efetividade.
Não existem efeitos colaterais adversos significativos associados ao consumo regular de suplementos de licopeno. No entanto, as doses de licopeno devem permanecer na faixa que seria obtida com uma dita rica em produtos derivados dos tomates, ou seja, 10 a 40mg/dia.
Mas o método mais custo-efetivo para obter licopeno diariamente é, sem dúvida, uma dieta ricas em alimentos à base de tomates. Estudos sugerem que 10 porções de derivados de tomates por semana (aproximadamente 20 a 100mg de licopeno, dependendo dos alimentos e modo de preparo) consegue reduzir o risco de câncer de próstata.

Fonte: Nutrição e Saúde na TV

Ginseng

Ginseng ou Panax ginseng, como é cientificamente conhecido, é uma planta utilizada na medicina chinesa há milhares de anos. Indicada para a longevidade e boa qualidade de vida, o ginseng é a espécie mais estudada e mais comercializada. Existem outras espécies menos conhecidas e menos comercializadas como Panax quinquefolius (ginseng americano), e outros nomes como ginseng silvestre, ginseng branco e o ginseng vermelho.
A planta nasce bem em regiões de clima ameno. Seu crescimento é lento sendo colhida após 4 a 6 anos do plantio. A parte utilizada como fitoterápico é a raiz.
Historicamente, o ginseng é utilizado para melhorar o estado de estresse e cansaço, devido às suas propriedades chamadas "adaptogênicas". Com isso, parece estar associado a uma melhora do bem-estar e a um aumento da habilidade em lidar com os fatores estressores (ambientais, fisiológicos e emocionais). Além disso, outros efeitos seriam a redução da suscetibilidade às doenças e também a diminuição dos danos causados por tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.
Os extratos da raiz de ginseng contêm diversas substâncias, mas as principais são as chamadas ginsenosídeos. Esses compostos possuem uma estrutura semelhante a certos hormônios que o nosso organismo produz, e suas ações podem ser devidas à sua ligação aos receptores para esses hormônios. Essas ações afetam diversos sistemas em nosso corpo, incluindo o estímulo à liberação de certos hormônios reguladores e a ativação da produção de proteínas e de colesterol. Os estudos já realizados sugerem que o ginseng pode modular os níveis do hormônio cortisol, responsável, entre outras funções, por equilibrar a gliecemia. Por isso o ginseng é indicado para pacientes diabéticos.
Uma grande ação do ginseng é sobre o sistema imune. Esse fitoterápico é capaz de melhora as defesas do nosso organismo e diminuir a ocorrência de doenças infecciosas. Por esse mesmo motivo traz efeitos benéficos para os pacientes que são submetidos à quimioterapia, ajudando a minimizar a perda de peso e a estabilizar o sistema imune e proteger o organismo de alguns efeitos colaterais desses tratamentos.
Outras substâncias encontradas no ginseng podem proporcionar melhora da circulação sanguinea, inclusive no cérebro, trazendo benefícios para o aprendizado, memória, fadiga mental e até desempenho sexual. É muito indicado para pessoas que estejam passando por uma fase de estresse físico e mental como atletas, vestibulandos e quem mais passar por esse estresse do dia a dia.

Mas alguns cuidados são fundamentais:
O ginseng é contra-indicado para os pacientes que apresentam problemas renais e infecções agudas e seu uso também não é recomendado durante a gestação e a lactação.
O uso prolongado e em altas doses pode causar diarréia, aumento da pressão arterial, taquicardia, hipoglicemia, nervosismo, lesões de pele, insônia e dor nas mamas.
As plantas podem interagir com outros medicamentos e tirar ou potencializar seus efeitos.
O ginseng pode interferir no funcionamento de medicamentos para pressão alta, anticoagulantes, aspirina, alguns antiinflamatórios, medicamentos com cafeína e hormônios
Mesmo tendo vários benefícios, seu uso deve ser sempre indicado e acompanhado por um médico ou nutricionista com conhecimentos de fitoterapia para evitar possíveis interações e feitos colaterais. Não tome fitoterápicos sem conhecimento de seu médico ou nutricionista!
Fonte: Nutrição e Saúde na TV

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Prisão de Ventre na Gestação

Porque é tão comum surgir prisão de ventre na gestação?
Nesta faze ocorrem muitas mudanças hormonais principalmente o aumento da progesterona que relaxa a musculatura intestinal, diminuindo o peristaltismo. Esse problema aparece ou se agrava a partir da vigésima semana gestacional.

Assim como erros alimentares causada pela diminuição de fibras frutas e verduras
baixo consumo de água também pré dispõem a constipação intestinal.

O problema pode provocar hemorróidas (devido o intestino estar preso) e prejudicar o parto?

Sim pode provocar hemorróidas. As hemorróidas ocorrem devido a um aumento das veias do reto, conforme a gestação.
Podem ser causadas pela prisão de ventre, péssimo hábito alimentar e no caso da gestação, também podem ser agravados pela pressão do útero que ocasiona a inflamação das veias, ao redor do ânus.
Os sintomas mais freqüentes são: coceira, dor e pequenos sangramentos no local. Para evitar, deve-se controlar a prisão de ventre, não permanecer muito tempo sentado e ter hábitos alimentares saudáveis. Na hora do trabalho de parto pode agravar o quadro para a mãe pelo esforço que é feito.

É recomendável tomar laxantes?
O uso de laxante não é recomendado e, quando necessário, só deve ser adotado sob supervisão medica. Constipação intestinal é um dos sintomas mais freqüentes em pacientes com queixas digestivas, que consiste em número de evacuações diminuídas, com eliminação de fezes de consistência endurecida acompanhada ou não de dor. Frente à freqüência observada de pacientes com queixas de constipação intestinal o ideal é mudar o habito alimentar Pois na gravidez ocorre
uma grande consumo de vitaminas e minerais e o laxante acaba eliminando muitas delas alem disso o organismo acostuma com o estimulo dado pelo laxante passando a não responder mais exigindo cada vez mais um estimula maior.

A grávida pode tomar chá naturais?
Com relação ás ervas, muitas tem eficácia terapêutica comprovada cientificamente, como o curcuma, gengibre, espinheira santa, chá verde, hortelã, erva cidreira, guaco etc. Mas como qualquer medicamento as ervas medicinais podem ter efeitos colaterais a depender da dose, da erva e da pessoa que tomou. São apriori, contra indicada na gestação por ter muitas plantas com propriedades abortiva como por exemplo a carqueja, boldo. Sendo assim antes de tomar devem consultar um, profissional habilitado.


Quais os melhores alimentos para evitar a prisão de ventre?
O consumo de alimentos ricos em fibras como: frutas em geral com casca como maça laranja com bagaço, pêra mamão, ameixa,damasco, figos vegetais folhosos escuros, grãos como milho, grão de bico, aveia, farelo de trigo,gérmen de trigo, semente de linhaça abóbora girassol, quinoa real, castanha nozes amêndoas, Esses alimentos permite uma evacuação mais rápida que evita com que as
fezes fiquem por muito tempo no intestino liberando toxina passando para o sangue e feto.


Qual é o papel da água? Quanto ela deve beber?
A água é um solvente universal que representa mais de 2/3 do peso do nosso corpo. É um elemento fundamental na circulação do sangue e atividade de fluidos linfáticos, assim como em todas as transformações químicas que acontecem no corpo, atua no controle da temperatura, no transporte de substancias pelo corpo, na limpeza dos órgãos internos, na desintoxicação do organismo e prevenção da constipação intestinal.É indicada em media a ingestão de 2 litros de líquidos por
dia, de preferência água para a produção do leite.


Qual o papel das fibras? Onde encontrar e quanto consumir?
A fibra é um tipo de carboidrato encontrado somente no reino vegetal, que mesmo sendo digerida e absorvida, possui uma nobre função reguladora, indispensável no organismo.Números estudos clínicos e epidemiológico demonstram o beneficio da fibra na prevenção de prisão de ventre, no controle da obesidade, diabete, câncer, hiperlipidemias e outras.

Apoiando-se nessa descobertas, é recomendável que o adulto ingira 25 a 30 gramas de fibras dia, o que só é possível com uma grande quantidade de frutas e hortaliças cruas e com a substituição dos alimentos refinados pelos integrais. Um outro fator importante é que uma dieta com alto teor de fibras faz com que a eliminação dos resíduos, através das fezes, desde que o alimento foi ingerido, seja em torno de 18 horas.
Já uma dieta de baixo teor de fibroso, a eliminação fica ao redor de 72 horas (em alguns casos, ate duas semanas), o que leva o cólon á exposição de componentes cancerígenos na alimentação por muito mais tempo.

CARDAPIO PARA GESTANTE RICO EM FIBRA COM 2000 CALORIAS

DESJEJUM
1 taça de coalhada desnatada com 1 colher de gérmen de trigo
5 biscoitos integrais
1 copo de suco de laranja
2 damascos secos
LANCHE
1 copo de leite de soja batido com
1 maça
ALMOÇO
1 prato de mesa de salada de alface com 1 beterraba ralada + 3
colheres de milho
1 prato (sobremesa) brócolis refogado
1 filé de boi grande grelhado
5 colheres(sopa) de arroz integral
1 taça de salada de frutas
LANCHE
1 barra de cereal com castanha do para
1 yakult + 1 maça
JANTAR
1 prato de sobremesa de salada de tomate e rúcula com 1 colher
de semente de girassol
2 fatia grossas de mussarela de búfalo
4 salsichas de frango grelhada
1 pão árabe
1 copo de suco de maracujá
1 banana assada com canela
Ceia
1 copo de iogurte desnatado com 1 colher de aveia em flocos


Fonte: Nutrição e saúde na TV