quinta-feira, 30 de junho de 2011

Gergelim - Uma poderosa Sementinha

O gergelim é conhecido pelo nome científico de Sesamum indicum, L, Dicotyledonae, Pedaliaceae; vulgarmente também é conhecido por sésamo, zirgelim, girgilim e jorgelim.

É uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem. O local de sua origem é incerto podendo situar-se entre Ásia e a África. Os principais centros de origem e difusão são a Etiópia e Ásia.

A planta do gergelim é cultivada desde a antigüidade, no Egito, tempo dos faraós, já se aproveitava o gergelim para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates cultivavam comercialmente o gergelim, os orientais - notadamente os indianos- consideravam as sementes do gergelim quase “sagradas”

Chegou ao Brasil, exatamente na região nordestina, pelas mãos dos portugueses no século XVI.

Foi introduzido inicialmente por tradição, como " cultura de fundo de quintal " ou em pequenas áreas.

Mais tarde a indústria de óleo nordestina se impressionou com a resistência da planta à seca e a facilidade do seu cultivo aliados à possibilidade de exportação do óleo para a comunidade européia, Japão, Israel e outros países.

O óleo de gergelim tem teores altos de ácidos graxos insaturados, de proteína digestível, e de sesamol (2%); além do mais o óleo possui grande resistência à rancificação por oxidação (propriedade atribuída ao sesamol).

Existem dois tipos de sementes de gergelim: as de cor branca e preta. Seus diversos tipos se dão por vários atributos da planta como altura, ciclo, col:ração- do caule, das folhas e das sementes - tipo de ramificação e resistência às pragas.

O principal produto do gergelim é o grão (semente). Seu uso vai da culinária à medicina e à indústria farmacêutica e de cosméticos à porções afrodisíacas.

Os grãos são comestíveis, fornecem óleo e farinha, contém vitaminas A, B, C, e possuem bom teor de cálcio, fósforo e ferro (grãos pretos são mais ricos em cálcio e vit. A).

Benefícios

O consumo das sementes de gergelim traz inúmeros benefícios para o organismo como a regulação da quantidade de açúcar no sangue, tratar a prisão de ventre, desintoxicar o organismo e diminuir o desconforto causado pelas hemorróidas. Em cerca de 52% de sua composição provém de gorduras insaturadas, entre elas, a lecitina, que alguns estudos apontam como provedora de efeitos positivos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. "No gergelim, a lecitina é de qualidade superior, inclusive à existente na soja, porque se apresenta na forma de emulsão, sendo mais facilmente absorvida pelo organismo".

O grão também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso ou alteração cardiovascular ou em casos de disfunção erétil.

O gergelim também contém proteínas de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes, com elevada proporção de metionina; vitaminas, especialmente E, B1 e B2; minerais e oligoelementos diversos. Além das mucilagens, que dão ao gergelim ação laxante suave.

Por ser um alimento rico em cálcio o gergelim favorece ossos e tendões e por ser rico em vitamina E têm um papel fundamental para a beleza da pele e dos cabelos, conferindo uma maior elasticidade, diminuindo as chances de desenvolver estrias.

É um bom aliado para emagrecer, por ser rico em nutrientes como o cálcio e ômega 3.

O ômega 3 atua nos processos inflamatórios da obesidade.

E o cálcio atua no controle de massa gorda, agindo na lipólise, ou seja, quebrando as moléculas de gordura e também na inibição da lipogênese, impedindo o armazenamento de gordura.

A deficiência de cálcio está relacionado ao aumento do paratormônio e a vitamina D, que por sua vez aumentam o cálcio intracelular e consequentemente a produção de insulina descontrolado ou exagerada e o acumulo de gordura corporal.

Por isso dietas ricas em cálcio atenuam o aumento das células de gordura, o ganho de peso e melhoram o metabolismo energético.Os estudos mostram que o cálcio intracelular é maior nas pessoas obesas do que nas pessoas não obesas.

Diferença entre a semente de gergelim preta e a branca

A semente de gergelim preta possui mais cálcio e vitamina A e outras diferenças nutricionais porém não significativas. Podem ser comercializados na forma com e sem casca, seus valores nutricionais também variam muito pouco, consequentemente não interferindo no seu consumo.

Recomendação do seu consumo

Por ser fonte de gorduras, mesmo que benéficas e fornecendo em cada 15g = 95Kcal , a medida caseira á ser recomendada é exatamente esta 1 colher de sopa = 15g diárias.

Como consumir

Os grãos claros, tostados, dão farinha muito nutritiva; esta novamente tostada e passada numa centrífuga transforma-se em um tipo de manteiga conhecida como tahine,de grande uso entre os árabes.

O gergelim preto é usado no preparo do gersal (gergelim + sal) que se constitui num dos temperos básicos da culinária e substância da medicina macrobiótica e integral, considerado alimento ideal para tirar a acidez do sangue, para aumentar a atividade e o reflexo cerebral, para combater as doenças venéreas e para fortalecer a pele.

Em geral pode ser consumido em bolos, biscoitos, bolachas, torradas, panquecas, preparações tanto doces como salgadas.

Pode também ser adicionado á própria refeição , no arroz ou salada.

Postado por: Melissa Eva de Souza Costam Estagiária das lojas Bgreen

Dúvidas sobre Nutrição:

Entre em Contato: nutricionista@bgreen.com.br

Tel. 5096-1643/ 2155-0024

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como o sono pode prejudicar a sua dieta para redução de peso!

Está mais do que comprovado que dormir é importante tanto para o descanso mental e físico quanto para manter o equilíbrio do corpo.

Além disso, muitos estudos tem mostrado que é preciso dormir o suficiente todos os dias para evitar o aumento do peso e assim ter bons resultados na dieta.

Quando você não dorme o suficiente, seu organismo reage a esse estresse pedindo o alimento!

Outra evidência é que quando não se dorme direito a oxidação dos lipídeos é prejudicada já que no momento do sono essa oxidação é maior!

Quando você fica mais tempo acordado, você tem mais tempo para comer,e começa a fragmentar mais a refeição, aumentando o consumo de alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Além disso, deixa a pessoa indisposta e sonolenta, dificultando a prática de atividade física.

A falta de sono, pode alterar os hormônios que regulam a fome e atuam na saciedade que são a leptina e a grelina.

A leptina é um hormônio produzido pelos adipócitos (células que armazenam as gorduras) e promove saciedade fazendo com que as pessoas comam menos.

A grelina é um hormônio produzido no estômago e é secretada no período de jejum, quando o estômago fica vazio,intensifica a secreção desse hormônio que atua no cérebro dando a sensação de fome.

A falta de sono diminuem os níveis de leptina (hormônio que induz a saciedade) e aumentam os níveis de grelina(hormônio indutor da fome) , resultando assim em aumento da fome e conseqüentemente o armazenamento de gorduras.

Dicas para ter uma boa noite de sono:

- Antes de dormir,evite o uso de bebidas a base de cafeína como os chás(preto,mate), café, refrigerante e bebidas alcoólicas.

-Cuide da sua alimentação!Tenha o hábito de fazer boas escolhas nos alimentos ao longo do dia, principalmente antes de dormir, procure ingerir algo mais leve ao invés de comidas pesadas que causam desconforto digestivo e dificulta o adormecimento.

-Pratique exercícios regularmente, mas ATENÇÃO não exagere na atividade física a noite, pois o excesso de adrenalina pode prejudicar o sono.

-Evite fumar antes de dormir! a nicotina tem efeito estimulante.

-Tenha um horário fixo de dormir e acordar todos os dias.

Dúvidas Sobre Nutrição:

Entre em contato:

         Roberta Savino
Estagiária de Nutrição das lojas Bgreen

Tel. 11 5096-1643


quarta-feira, 1 de junho de 2011

A influência da religião na alimentação: Kosher, o sistema de alimentação judaica

O ato de se alimentar envolve vários aspectos, não somente o gosto, mas também hábitos, cultura e religião, e para os judeus, a dieta é a junção do corpo e da alma.

Kosher é o sistema de alimentação dos judeus, quer dizer "comida correta".

Essa dieta é baseada no livro Torá, o livro sagrado dos judeus, e permite comer carne de vaca, cabra, carneiro, frango, carneiro, bode e peru, todas bem passadas.

Proíbem alguns alimentos e preparações, como porco, e a combinação de alimentos da mesma origem numa mesma refeição, por exemplo, se comer carne não pode comer uma sobremesa que leve leite.

As panelas que preparam leite e derivados têm que ser diferentes das que preparam carne.

No processo de produção do alimento Kosher, há uma pessoa chamada de "shoret", responsável pelo abate do animal com o mínimo de sofrimento possível do animal, e depois há uma inspeção para averiguar se ele tinha algum problema de saúde quando vivo.

Os peixes não tem abate especial, mas tem que ter escamas e nadadeiras.

Frutos do mar e cação são proibidos.

Os ovos só podem ser consumidos somente se forem de galinha, pata, etc, não podendo ser de águia, pois esse animal ingere os ovos de outros animais, e também não podem ser consumidos com qualquer mancha de sangue.

O Torá proíbe comer vermes e insetos vivos ou mortos.

Consumir alimentos que não são Kosher altera o comportamento da pessoa, deixando-a nervosa.

Existem os alimentos Parve, que são considerados neutros, que podem ser misturados normalmente com os Kosher.

Todos os alimentos são inspecionados e vendidos em lojas especializadas.

Os alimentos in natura podem ser consumidos pelos judeus, e podem ser comprados em qualquer estabelecimento.

Algumas marcas como a Hellman´s e a Bauducco tem o selo Kosher na maioria dos seus produtos, para a fabricação dos mesmos, a fábrica é fechada e é somente fabricado os produtos Kosher, com supervisão do Rabino.

A maioria dos grandes hospitais como Albert Enstein, Sírio Libanês e Oswaldo Cruz disponibilizam a dieta Kosher para seus pacientes.

      Carolina Fantinato
     Estagiária de Nutrição das Lojas Bgreen
 
 
Dúvidas sobre Nutrição:
 
nutricionista@bgreen.com.br
 
Entre em nosso site: