segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nutrição Funcional no Tratamento da Candidíase Vaginal

A candidíase vulvovaginal é uma inflamação na mucosa genital que compromete principalmente a vulva e vagina, desenvolve-se em decorrência de infecção por leveduras.
É sem dúvida, uma das doenças mais frequentes na prática diária do ginecologista.Os sintomas clínicos são normalmente claros, havendo o desenvolvimento de corrimento branco turvo, não homogêneo, acompanhado por uma irritação vaginal e evidente inflamação da vagina.
Podem ainda, ocorrer casos de diarreia, vaginites de relapso, dermatites como seborréia e exacerbação de psoríase.
Existem fatores que contribuem para o aumento da incidência de candidíase vulvovaginal, como o uso de corticosteroides, de antibióticos, anticoncepcionais orais e diabetes mellitus.
Outros fatores como gravidez, roupa íntima inadequada, uso de duchas higiênicas, desodorantes íntimos e contato com substâncias químicas também poderiam apresentar algum risco, mas seguramente não são as causas das vulvovaginites recorrentes.
Fatores dietéticos também contribuem para o crescimento de Candida.

O fator mais importante é o alto consumo de açúcar refinado, leite e derivados, alimentos fermentativos e alergênicos.
Embora haja dificuldades de diagnosticar e em aplicar o tratamento efetivo, principalmente pelos altos índices de recorrência, o que se sabe ao certo é que os estudos apontam o desequilíbrio intestinal como principal causa da infecção de organismos fúngicos, sendo o crescimento exacerbado da Candida na vagina derivado de um transtorno na flora normal.
O uso de probióticos para controlar certas infecções e restabelecer a flora bacteriana humana, vem conquistando espaço como alternativa convencional à terapia com antibióticos.
Os probióticos podem ser definidos como microorganismos vivos que trazem benefício à saúde de seu hospedeiro, em quantidades adequadas.
Reid et al. Utilizaram espécies de L. Rhamnosus e L. Fermentum, como consumo oral diário de cápsulas liofilizadas, durante quatro semanas, acompanhado de um grupo placebo.
Foi verificado o aumento dos probióticos estudados e de outras espécies de lactobacilos da pele retal para a vagina, além de redução de colonização de patógenos e aumento da imunidade da mucosa intestinal, aumentando a resposta imunológica da mucosa vaginal, e redução da cultura de Candida.
Orienta-se utilizar os probióticos associados aos prebióticos (Fibras – principalmente insulina e oligofrutose), pois os últimos alimentam os lactobacilos, aumentando sua população e proteção.

O alho atua como um forte agente biológico no combate à disseminação da C. albicans, sendo sua atividade fungistática e fungicida mais potente no extrato do dente de alho fresco amassado quando comparado ao extrato em pó.
Devido principalmente à sua ação sobre o sistema imune, além de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o aloe vera gel também apresenta possíveis efeitos benéficos, assim como a espirulina ou Chlorella.
Entretanto, são necessários mais estudos comprovando a eficácia dessas terapias.
Assim, a eliminação de fatores dietéticos desencadeantes da candidíase vaginal ou de sua recorrência, associada à terapia de utilização de prebióticos e probióticos, entre outras terapias, pode constituir uma alternativa viável no tratamento da candidíase vaginal.
Fonte: Revisão bibliográfica: Revista Nutrição Saúde & Performance – ano 7 ed 34 pg 38

Dúvidas Sobre Nutrição:

Entre em contato:

     Carolina Fantinato
Estagiária das Lojas Bgreen

nutricionista@bgreen.com.br
11 50961643

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Receitas sem Glúten - Bolo de Fanta

Queridos amigos, pacientes e clientes em conversa com a minha queridíssíma estagiária Melissa, que é celíaca, descobri que a mãe dela guardava um tesouro em casa, um caderno recheado de receitas sem glúten e o mais importante testada inúmeras vezes. Para mim como nutricionista, o mais importante além de dar uma receita para meu paciente e dar uma receita que FUNCIONA e com esta preciosa ajuda, acredito que muito dos meus pacientes, vão poder se deliciar sem medo de ser feliz.


 Espero que aproveitem as dicas e se deliciem.  Aproveito para agradecer a querida Laura, pela contribuição.  Vou começar pela receita que a Mel mais gosta, nutricionalmente falando, trocaria a fanta por um suco de laranja e só usaria o leite de coco, mas isso eu não testei. Assim que testar falo para vocês.

Bolo de Fanta

Ingredientes:
5 ovos (claras em neve)
2 1/2 copo (requeijão) de creme de arroz
2 copos (requeijão) de açúcar
1 copo (requeijão) de fanta
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo: Bata primeiro as claras em neve e reserve. Depois bata todos os ingredientes na batedeira. Acrescente as claras em neve em movimentos circulares (de cima para baixo). Coloque para assar numa assadeira grande por 30 minutos. Ainda quente, umedeça com leite condensado e leite de coco. Cubra com coco ralado umedecido.

Aos poucos , vou adicionado mais receitas...


Dúvidas Sobre Nutrição, mais receitas ou apenas um bate papo?
Será um prazer atendê-lo!

Entre em contato: 
nutricionista@bgreen.com.br
Tel. 11 5096-1643/ 11 2155-0024