quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Colágeno

O colágeno é uma proteína estrutural, é a proteína mais abundante do nosso organismo e compõem pele, ossos e tendões. O colágeno hidrolisado é derivado da gelatina, a partir da hidrólise desta, o que resulta em peptídeos de pequeno peso molecular. São principais aminoácidos são glicina, hidroxiprolina e prolina. É uma proteína de baixo valor biológico, tendo em vista que não tem quantidade significativa de triptofano e cisteína. O colágeno hidrolisado é muito bem absorvido pelo organismo não somente na forma de aminoácidos, mas também na forma de pequenos peptídeos.


O colágeno é fabricado endogenamente e para isto acontecer é necessário que tenhamos disponível em nosso organismo vitamina C, ferro, zinco, vitamina A e silício.
Alguns aminoácidos como Glutamina e Arginina também estão relacionados com a síntese de colágeno.

O colágeno é normalmente produzido pelo organismo desde o nascimento, desempenhando várias funções, como união e fortalecimento dos tecidos. Porém o colágeno muda qualitativamente e quantitativamente com o envelhecimento. As mudanças qualitativas referem-se ao aumento da rigidez e na perda da elasticidade do tecido conjuntivo. 

Colágeno e Envelhecimento Cutâneo

A pele é um órgão complexo, constituída por vários tipos de células independentes, responsáveis pela proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura, reserva de nutrientes e ainda manutenção de terminações nervosas sensitivas. Com o envelhecimento cronológico cutâneo, ocorre modificação de material genético por meio de enzimas, alterações proteicas e redução da proliferação celular. Consequentemente, o tecido perde a elasticidade, a capacidade de regular as trocas aquosa e a replicação do tecido se torna menos eficiente.

O processo de envelhecimento é determinado por um programa genético e cronológico, além de ser influenciado por exposições ambientais repetidas. Mudanças celulares como alterações qualiquantitativas das proteínas da matrix celular estão envolvidas resultando perda da capacidade de retração e do poder tensor com a formação de rugas, aumento da fragilidade e diminuição da cicatrização de feridas. A pele torna-se mais fina, pálida, seca e há um aumento de rugas. Há menos colágeno e fibras elásticas, resultando na diminuição da elasticidade da pele. 

Colágeno e Doenças Articulares
A osteoartrite ou artrose é uma doença crônica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem articular e do osso adjacente, bem como limitada inflamação intra-articular com sinovite. 

Nos últimos anos pesquisadores sugerem que algumas substâncias podem ser capazes de reparar os danos na cartilagem articular ou desaceleração da degradação progressiva, sendo o suplemento de colágeno hidrolisado um dos mais estudados.

Como fazer a suplementação?
A melhor forma de tomar colágeno é longe das principais refeições, pelo menos 30 minutos antes, a fim de reduzir a absorção por competição, já que são estas as refeições com maior índice proteico.
Para recuperação de lesões, o ideal é tomá-lo antes de dormir, já que nosso orgasnismo trabalha à noite para este fim.

Qual a dose ideal?
A dose ideal de colágeno por dia é de 5 a 10g. 

Indicações de colágeno: Osteoartrite, artrose, melhora da flacidez,lesão nos tendões, etc.

O colágeno é indicado para aumento de massa magra?O colágeno não é o melhor suplemento para aumento de massa magra, por ser uma proteína de baixo valor biológico. O que estimula a síntese proteica é a leucina, cuja as quantidades no colágeno são baixas.

Gelatina sem sabor tem o mesmo resultado do colágeno hidrolisado?A gelatina não tem efeito comprovado porque o que faz com que o colágeno hidrolisado seja eficaz é o tamanho dos peptídeos que são absorvidos na forma de peptídeos e não na forma de aminoácidos. Não há alimentos fontes de colágeno hidrolisado, pois ele é obtido a partir do processamento do colágeno, da hidrólise controlada, o que é feito industrialmente.




Dúvidas Sobre Nutrição, entre em contato.

Fale Agora com Nossa Nutricionista

Ana Paula Mendonça P. Martins
   Nutricionista Clínica Funcional

e-mail: nutricionista@bgreen.com.br
Tel. 11 5096-1643


Fonte: Revista Nutrição Saúde & Performance


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Semente de Chia

Semente de Chia Experimente já!
Semente de chia ajuda a emagrecer e é rica em cálcio, potássio e magnésio.

Semente pode ser consumida crua ou utilizada no prepararo de pratos doces ou salgados. Veja receitas de brownie e de almôndegas.
Pequena no tamanho, mas grande em nutrição. Cem gramas de semente de chia, o que equivalente a sete colheres de sopa, tem o dobro de potássio de duas bananas grandes, vinte vezes mais magnésio do que cem gramas de brócolis, cinco vezes mais cálcio do que meia xícara de leite integral.

A chia pode ser usada em várias receitas, como pães e bolos. Triturada, acompanha frutas e iogurtes. Os nutricionistas dizem que ela é uma arma poderosa para quem quer emagrecer e pode ser consumida pura. Bastam duas colheres de sopa por dia, meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar, com um copo de água.
O segredo desta semente está nas fibras. Dentro do estômago, em contato com a água, a chia forma uma espécie de gelatina, que retarda a fome. “Esse gel no estômago dá saciedade porque o cérebro vai receber uma mensagem de que o estômago está cheio”, diz Luciana Harfenist, nutricionista.
Há ainda outros benefícios: “Ela é excelente para o intestino também por causa das fibras. Então, pessoas que tem prisão de ventre podem utilizar a chia para melhorar o funcionamento e quem está com o intestino mais solto pode utilizar para regularizar o fluxo”, explica a nutricionista.
Mas atenção, o excesso de chia pode levar ao ganho de peso. “Não existe milagre para emagrecer, existe um equilíbrio da alimentação, seis refeições ao dia, comer de três em três horas, e ter uma gama de nutrientes diferenciados durante o dia. Não basta comer a chia e comer o doce, pizza, pastel de forno, que a pessoa não vai emagrecer, não tem jeito”, alerta a nutricionista.
 

Brownie de chocolate light com semente de chia
(Rendimento: 14 porções)

Ingredientes:
2 xícaras de leite de soja
1 xícara de óleo
2 ovos grandes inteiros
2 xícara de farinha de trigo sem glúten
1 e 1/2 xícara de semente de chia
1 xícara e meia de adoçante
1 colher de sopa de fermento em pó químico
1 e 1/2 xícara de cacau em pó

Modo de preparo:
1. Bata no liquidificador o leite de soja quente com a farinha de trigo sem glúten, até obter uma massa leve e homogênea.
2. Acrescente o óleo e os ovos e bata novamente até virar uma mistura fina e reserve.
3. Misture em uma vasilha a semente de chia, o chocolate e o açúcar.
4. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos, misturando bem e batendo em batedeira elétrica.
5. Por último acrescente o fermento em pó químico, só mexendo, sem bater.
6. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada (sem glúten).
7. Asse em forno médio pré-aquecido.

Almôndegas com semente de chia
Ingredientes:
1k de patinho moído
1 cebola bem picada
1 ovo
3 colheres de sopa de semente de chia
1 colher de sopa de shoyu light

Modo de preparo:
1. Misture todos os ingredientes, menos a farinha.
2. Vá acrescentando a semente de chia aos poucos, até dar consistência necessária para formar as bolinhas.
3. Leve as almôndegas ao forno pré-aquecido e vire de vez em quando, até estarem cozidas.
4. Sirva com molho de tomates frescos.

Fonte: Jornal Hojehttp://www.bgreen.com.br/site/semente-de-chia-250g-sabor-da-terra.html

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Alimentação contra a ressaca pós-festival

Flavia Cyfer, nutricionista funcional, e Marcelo Ferreira, dão as dicas para curar a ressaca pós maratona de shows e festivais. Segundo eles, consumir carboidratos integrais e gorduras boas mantém a glicemia alta e garantem 100% de aproveitamento do espetáculo e também recuperação das energias.
Receita contra ressaca: 

*Consuma alimentos que ajudam a recuperar a saúde do fígado - eles eliminam as toxinas das bebidas alcoólicas;
*Couve flor, repolho, brócolis – cozidos por três minutos ou crus – dão suporte ao órgão e ajudam a restabelecê-lo;
*Alho-poró, rúcula, agrião e nabo são excelentes desintoxicastes;
*Beba muita água: a urina é o principal meio para eliminar as toxinas.
Para a dor de cabeça: 
Receita 1
: Chá de camomila, feito com erva seca. Adicione gengibre ralado para ajudar a combater enjôos.
Receita 2: Bata o chá de camomila com duas folhas de couve, hortelã e gengibre: a mistura combate a dor de cabeça, o enjôo, protege o fígado e o estômago.
Já a nutricionista Fátima Domingues, do Hospital São Cristóvão Saúde, preparou uma receita de suco que ajuda a despertar e recuperar a energia. É uma combinação simples de limão, couve-manteiga e gengibre. “Ele é rico em ferro e vitamina C, auxilia na absorção de minerais”, ressalta a nutricionista.

Veja outras receitas de sucos:
Ingredientes:- 2 folhas de couve
- Suco de 2 limões
- 3 lascas de gengibre
- Gelo
Preparo:Rasgue as folhas de couve com as mãos e bata com os outros ingredientes no liquidificador. O consumo deve ser imediato.

Fonte: Site Ig