quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vinagre - Um Santo Remédio


O vinagre é considerado um dos primeiros remédios da humanidade. 


Diversos estudos revelam que incluir uma pequena quantidade de vinagre na dieta auxilia no combate de diversas doenças. Dentre seus nutrientes destacam-se potássio, magnésio, fósforo e cálcio, vitaminas, ácidos  orgânicos, proteínas, ferro e ácido fólico. 





Todo poderoso esse condimento melhora a digestão, combate o colesterol, previne doenças crônicas, retarda o envelhecimento e o aparecimento de tumores cancerígenos, além de ter baixo teor calórico.

Com apenas 1 colher de sopa de vinagre, a digestão é estimulada, pois o condimento favorece a secreção de suco gástrico e aumenta a ação dissolvente do estômago. Por ser derivado do vinho ele possui antioxidantes e flavonoides, substâncias que reduzem o envelhecimento precoce e os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares.

O vinagre balsâmico, por exemplo, elimina os radicais livres, desobstrui as astérias, reduz colesterol e previne câncer. Em relação ao diabetes, já foi comprovado que seu consumo controla o índice glicêmico.

O condimento também diminui a pressão arterial e, por aumentar a solubilidade do cálcio, contribui para a melhor absorção do mineral pelo organismo, protegendo a saúde dos ossos e músculos.

Ele também ajuda a restaurar a textura natural da pele, resolvendo problemas de ressecamento, coceira, acne e descamação. Porém todos os benefícios somente serão efetivos no organismo, se houver regularidade no consumo.

Uma ótima notícia para quem quer emagrecer: os vinagres possuem poucas calorias: uma colher de sopa tem em torno de 1,28 kcal. Eles ajudam a diminuir o apetite, reduz gordura abdominal e aceleram o metabolismo, aumento a queima de calorias.