quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Colágeno

O colágeno é uma proteína estrutural, é a proteína mais abundante do nosso organismo e compõem pele, ossos e tendões. O colágeno hidrolisado é derivado da gelatina, a partir da hidrólise desta, o que resulta em peptídeos de pequeno peso molecular. São principais aminoácidos são glicina, hidroxiprolina e prolina. É uma proteína de baixo valor biológico, tendo em vista que não tem quantidade significativa de triptofano e cisteína. O colágeno hidrolisado é muito bem absorvido pelo organismo não somente na forma de aminoácidos, mas também na forma de pequenos peptídeos.


O colágeno é fabricado endogenamente e para isto acontecer é necessário que tenhamos disponível em nosso organismo vitamina C, ferro, zinco, vitamina A e silício.
Alguns aminoácidos como Glutamina e Arginina também estão relacionados com a síntese de colágeno.

O colágeno é normalmente produzido pelo organismo desde o nascimento, desempenhando várias funções, como união e fortalecimento dos tecidos. Porém o colágeno muda qualitativamente e quantitativamente com o envelhecimento. As mudanças qualitativas referem-se ao aumento da rigidez e na perda da elasticidade do tecido conjuntivo. 

Colágeno e Envelhecimento Cutâneo

A pele é um órgão complexo, constituída por vários tipos de células independentes, responsáveis pela proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura, reserva de nutrientes e ainda manutenção de terminações nervosas sensitivas. Com o envelhecimento cronológico cutâneo, ocorre modificação de material genético por meio de enzimas, alterações proteicas e redução da proliferação celular. Consequentemente, o tecido perde a elasticidade, a capacidade de regular as trocas aquosa e a replicação do tecido se torna menos eficiente.

O processo de envelhecimento é determinado por um programa genético e cronológico, além de ser influenciado por exposições ambientais repetidas. Mudanças celulares como alterações qualiquantitativas das proteínas da matrix celular estão envolvidas resultando perda da capacidade de retração e do poder tensor com a formação de rugas, aumento da fragilidade e diminuição da cicatrização de feridas. A pele torna-se mais fina, pálida, seca e há um aumento de rugas. Há menos colágeno e fibras elásticas, resultando na diminuição da elasticidade da pele. 

Colágeno e Doenças Articulares
A osteoartrite ou artrose é uma doença crônica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem articular e do osso adjacente, bem como limitada inflamação intra-articular com sinovite. 

Nos últimos anos pesquisadores sugerem que algumas substâncias podem ser capazes de reparar os danos na cartilagem articular ou desaceleração da degradação progressiva, sendo o suplemento de colágeno hidrolisado um dos mais estudados.

Como fazer a suplementação?
A melhor forma de tomar colágeno é longe das principais refeições, pelo menos 30 minutos antes, a fim de reduzir a absorção por competição, já que são estas as refeições com maior índice proteico.
Para recuperação de lesões, o ideal é tomá-lo antes de dormir, já que nosso orgasnismo trabalha à noite para este fim.

Qual a dose ideal?
A dose ideal de colágeno por dia é de 5 a 10g. 

Indicações de colágeno: Osteoartrite, artrose, melhora da flacidez,lesão nos tendões, etc.

O colágeno é indicado para aumento de massa magra?O colágeno não é o melhor suplemento para aumento de massa magra, por ser uma proteína de baixo valor biológico. O que estimula a síntese proteica é a leucina, cuja as quantidades no colágeno são baixas.

Gelatina sem sabor tem o mesmo resultado do colágeno hidrolisado?A gelatina não tem efeito comprovado porque o que faz com que o colágeno hidrolisado seja eficaz é o tamanho dos peptídeos que são absorvidos na forma de peptídeos e não na forma de aminoácidos. Não há alimentos fontes de colágeno hidrolisado, pois ele é obtido a partir do processamento do colágeno, da hidrólise controlada, o que é feito industrialmente.




Dúvidas Sobre Nutrição, entre em contato.

Fale Agora com Nossa Nutricionista

Ana Paula Mendonça P. Martins
   Nutricionista Clínica Funcional

e-mail: nutricionista@bgreen.com.br
Tel. 11 5096-1643


Fonte: Revista Nutrição Saúde & Performance


Nenhum comentário:

Postar um comentário