segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dicas para Ceia de Natal!!

A ceia, marcada pela influência européia, é repleta de alimentos consumidos naquele continente nesta época do ano. Vale lembrar que, no hemisfério norte, diferente de nós, o inverno começa no dia 21 de dezembro e, conseqüentemente, alimentos mais gordurosos ocupam espaço de comidas mais magras. Esses alimentos são transportados para as nossas mesas, que vivem pleno verão. Alguns exemplos são as nozes, as castanhas, o pistache, além, é claro, das carnes mais gordas, como a carne de porco. Dentre as bebidas, grande destaque se dá aos vinhos, com ênfase às champagnes. Dos vinhos, os mais consumidos são os tintos, que apresentam uma concentração alcoólica da ordem de 10%. Isso quer dizer que, a cada cálice de 200ml de vinho, 20ml estão na forma de álcool.

Outro fato típico da ceia de Natal que vai exigir um esforço a mais do nosso organismo é o horário em que é feita. Ela geralmente começa à meia noite e se estende até as primeiras horas do dia. Ou seja, a ingestão de alimentos nesse período também foge dos nossos padrões diários.

Que estrago!

Esses fatos em conjunto causam um problema sério para o nosso corpo. O consumo de comidas com elevado teor de gordura à noite, regadas de boa quantidade de álcool, obriga nosso organismo, muitas vezes, a forçar a liberação de parte do alimento, porque é muito difícil digeri-lo.

Por isso é comum ter diarréia após a ceia. Alguns poderiam se sentir aliviados, pensando: “oba, assim não vou engordar!” Ledo engano, pois a quantidade perdida é ínfima perto do total absorvido e o estrago continua imenso.

Outro ponto importante: o álcool depende da água para ser processado e eliminado. Com a diarréia, menor quantidade de água estará disponível para tirar do corpo o álcool consumido.

Dá para aliviar

Algumas atitudes simples podem minimizar esses estragos.

- Aumente o consumo de alimentos ricos em carboidratos na ceia de Natal, como pães, massas, arroz etc.

- Reduza o consumo de gordura, optando por comer chester e peito de peru.

- No dia seguinte, intensifique o consumo de água e sucos naturais.

- Evite tomar bebida alcoólica em dias seguidos.

- No almoço do dia 25, opte pela macarronada em vez do churrasco.

- Não faça exercícios ou sauna para minimizar o efeito do álcool, porque essas alternativas irão aumentar sua desidratação e piorar a situação.

Fonte: Antonio Herbert Lancha Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário