terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Açaí - Símbolo da Geração Saúde

O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Dentre inúmeras espécies vegetais encontra-se o açaizeiro, palmeira encontra nos estados do Pará, Amazonas, Maranhão e no Amapá.

Uma das mais conhecidas formas de uso é o "vinho" do açaí, em que o fruto é deixado de molho em água e, após esse processo, é despolpado em máquina própria ou amassado manualmente, para que a polpa se solte e seja misturada com água, transformando-se em um suco grosso.A bebida de açaí pode, ainda, ser consumida com farinha de mandioca ou tapioca, pelos nativos da Amazônia, e com camarão ou peixe salgado, hábito comum entre os paraenses. Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas e cereais.

Mas fique atento com esses ingredientes todos, as calorias de um açaí na tigela são maiores do que as calorias de um suco simples de açaí.


A alta prevalência dos compostos fenólicos presentes no açaí, especialemente flavonóides (antocianinas), lhe conferem a característica de alimento funcional, devido à capacidade deste composto de captar radicais livres (atividade antioxidante) e aos efeitos na prevenção de enfermidades cardiovasculares e circulatórias, cancerígenas, no diabetes mellitus e na doença de Alzheimer. Estudos recentes mostram a relação dos compostos fitoquímicos do açaí no tratamento contra infecção por H.Pylori.

Mesmo congelado o açaí preservar suas propriedades, contêm elevados teores de polifenóis totais e apreciáveis propriedades antioxidantes, se justificando como excelente fonte de compostos fenólicos com capacidade antioxidante.

Como visto, o açaí é um alimento com alta capacidade antioxidante. Devido a sua composição, pode ter colaboração positiva para muitas doenças e problemas de pele, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti anging, muitas vezes relacionados com processos inflamatórios. No que se refere  à pele, os ácidos graxos essenciais promovem a reposição lipídica melhorando a função da barreira cutânea.

Nesse contexto, os antioxidantes são responsáveis pela melhora da aparência da pele fotolesada e pela redução das rugas faciais, quando se considera que a exposição aos raios ultravioletas induz o processo inflamatório e acelera o envelhecimento, estimulando a perda de colágeno e fibras elásticas, o que deixa a aparência envelhecida no tecido cutâneo.

Valor nutricional por 100g de polpa:


•Calorias: 247kcal

•Proteínas: 3,8g

•Lipídios: 12,2g

•Fibra: 16,90g

•Cálcio: 118mg

•Ferro: 11mg

•Fósforo: 0,5mg

•Vitamina B1: 11,80mg

•Vitamina B2: 0,36mg

•Vitamina C: 0,01mg

Fonte: Revista Nutrição, Saúde e Performance e Site Lucyanna Kalluf


Nenhum comentário:

Postar um comentário