segunda-feira, 23 de maio de 2011

Linhaça - Coloque esta Semente no seu Dia a Dia!

Linhaça é uma semente oleaginosa originaria da Ásia, na qual tem sido muito estudado devido aos seus efeitos benéficos á saúde.
Existem dois tipos de linhaça a dourada e a linhaça marrom.
A diferença de cor está na região onde ela é cultivada. A linhaça dourada é cultivada em regiões frias, como o Canadá, já a linhaça marrom é plantada em regiões de clima quente e úmidos, como o Brasil.

Estudos demonstram que não existem diferenças significativas na atividade antioxidante e na quantidades de nutriente entre elas.
Considerada um alimento funcional, pois possui inúmeros benefícios como:

Combate ao envelhecimento

Antioxidante poderoso, devido a presença marcante de tocoferóis no alimento, que combatem assim os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.
 
Auxilia no controle e prevenção de diabetes

Coadjuvante no programa dietético para pessoas com diabetes, onde ela atua estimulando o aumento da concentração de um hormônio chamado adiponectina, que deixa o organismo mais sensível a insulina, juntamente com o alto teor de fibras existente nesse alimento, onde as fibras auxiliam no controle do índice glicêmico, fazendo com que o açúcar seja liberando aos poucos para corrente sanguínea, evitando assim a hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue).

Fortalecedor capilar

Rica em zinco, o consumo da linhaça ajuda a fortalecer os cabelos, pois a presença deste mineral é essencial para se cultivar cabelos saudáveis e brilhosos.

Protetor do coração

Com alto teor de ácidos graxos poli-insaturados, os chamados “Ômegas”, atuam no bom funcionamento cardiovascular. Através dos ômegas 3 e 6 presentes no interior desta semente, atuam no aumento do “bom colesterol”(HDL) e consequentemente a diminuindo o “colesterol ruim”(LDL), evitando assim o acúmulo de gordura nas artérias.

Também ajuda a controlar a pressão arterial, pois a presença do ômega 3, faz com que haja a redução da atividade de uma enzima que tem o papel de vasoconstritor, ou seja de contrair a artérias. Com a redução dessa enzima as artérias tem uma maior dilatação para que o sangue passe, com menos pressão.

Aliado as mulheres

A linhaça é um alimento aliados das mulheres, pois ela é rica em lignana, um fitoestrogenio que imita o estrogênio, ajudando na reposição hormonal natural e melhorando os sintomas da famosa TPM. A lignana atua também na inibição do crescimento das células cancerígenas, segundo pesquisas realizadas em Toronto (Canadá) houve a comprovação que o consumo de linhaça ajuda a impedir a metástase(que o câncer se espalhe) em pacientes com câncer de mama.

Potente no combate de dores e fraquezas musculares

A linhaça é um alimento particularmente rica em potássio, cerca de 7 vezes mais que a banana. Onde este mineral serve para evitar o cansaço, fadiga, fraqueza, dores musculares, vômitos e dilatação cardíaca.

Livre de glúten

Aos celíacos, que são pessoas alérgicas ao glúten, ele é um ótimo substituto de cereais como a aveia, que são proibidas aos celíacos, servindo assim como uma ótima fonte de fibras e minerais.

Após você ter conhecimento de todos os benefícios que esta sementinha te trás, descubra abaixo como consumi-la:

A linhaça pode e deve ser acrescentada em todas as refeições, porém em quantidades adequadas, pois é recomendável consumir de 30 a 50 gramas por dia, ou seja, de 1 a 3 colheres de sopa.

Boas opções de consumo:

• Salada de frutas

• Iogurte

• Vitamina

• Saladas de folhas e legumes

• Preparações de bolos, pães e biscoitos

• No arroz.

Dê preferencia a farinha de linhaça, pois só através da trituração da semente, haverá a absorção completa dos óleos que possuem dentro dela. Porém ao consumir a semente você irá ingerir maior quantidade de fibras, sendo assim procure sempre o equilíbrio, consumindo de ambas as formas.

As sementes de linhaça devem ser armazenas em local fresco e a farinha de linhaça deve ser armazenada, após a trituração, ou abertura da embalagem em um recipiente com tampa de preferencia escuro, livre a luz e dentro da geladeira. Devendo ser consumido em no máximo 7 dias, pois após esse determinado tempo, ela oxida e então perdem suas propriedades.

Novidades

Existe uma pesquisa em andamento na universidade federal de São Paulo sobre as possíveis influências do óleo da linhaça sobre os tabagistas.

Eles estão investigando a hipótese do óleo de linhaça ajudar no controle da vontade de fumar, uma vez que diminui a ansiedade.

Texto elaborado pela estagiária de nutrição das lojas Bgreen, Melissa Eva de Souza Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário