quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Berinjela

A berinjela, conhecida cientificamente porSolanum melongenaé muito consumida emvários e países, inclusive no Brasil. Combina muito bem com diferentesculinárias e segundo dizem por aí é um excelente “remédio” parahipercolesterolemia.

Os estudos para avaliar esses efeitos ainda são poucos, mas já dá para seter uma idéia do que o consumo de berinjela pode trazer de benefícios para a saúde. Os estudos são geralmente em animais e realizados com o suco do vegetal in natura com desidratado (na concentração de entre 2 e 60%) ou com componentes isolados da berinjela.

A berinjela contém polifenóis, saponinas, esteróides e flavonóides,substâncias que realmente conseguem atuar no metabolismo do colesterol e ter uma ação hipocolesterolêmica. Sabe-se que uma dieta contendo mais de 150mg/kg/dia desaponinas é capaz de aumentar a excreção fetal de sais biliares reduzindo ocolesterol total sem afetar a fração HDL.
Já os flavonóides, se administrados oralmente na quantidade de 1mg/100mgde peso corpóreo/dia, tem mostrado forte ação hipolipidêmica em animais, além de possível ação antioxidante.

Esses achados científicos mostram que a berinjela realmente pode trazer benefícios para a saúde e não apresenta efeitos adversos.
Assim, esse é um excelente vegetal para se incluir na alimentação tornando-a mais saudável.
Fonte: Nutrição e saúde na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário