quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Leite de Vaca - Porque Evitar o seu Consumo

O leite possui uma proteína denominada beta-lactoglobulina que não é digerida pelo organismo do homem, ou seja, nós não temos enzimas que quebram essa proteína. Por isso ela não consegue ser aproveitada pelo organismo.
Caso essa proteína caia na corrente sanguínea o organismo reconhece como um agressor e vai combatê-la.
Quando o organismo combate a proteína gera inflamação, dependendo do lugar onde ela se instala vai gerar um processo inflamatório local podendo ser uma rinite, otite, dermatite, gastrite, sinusite, amidalite, cistite, celulite.
O importante para o organismo não é o alimento, mas sim o nutriente. Ou seja, o organismo tem que ser capaz de quebrar o alimento até o final para que os nutrientes daquele alimento sejam absorvidos e aproveitados pelas células.A preocupação das pessoas em relação a retirada ou diminuição do consumo de leite da dieta é em relação ao cálcio e o metabolismo ósseo. É importante salientar que o osso não é formado apenas de cálcio.
Os principais nutrientes para a formação óssea são: Cobre, Zinco, Manganês, Magnésio, Cálcio, Potássio, Boro, Vitamina D, Vitamina K, Vitamina C, Lisina, Silício.
O leite é apenas rico em cálcio, e o cálcio em excesso e sozinho, ou seja, sem a sinergia com os outros nutrientes, gera microcalcificação.
A natureza seria muita limitada se disponibilizasse o cálcio apenas no leite de outro animal.
Além do leite não possuir uma quantidade significativa dos outros nutrientes, ele ainda dificulta a utilização do próprio cálcio pelo organismo.
No estômago, o leite alcaliniza o ph, o qual deve estar com o ph ácido para que o cálcio possa ser ionizado, ou seja, fique na sua forma livre.
O leite e derivados acidificam o sangue o qual deve ser mantido em ph alcalino para que as reações quimico-metabólicas ocorram corretamente.
Como resposta, a acidificação do sangue, o organismo recruta cálcio dos ossos, afim de tamponar o ph sanguíneo podendo não ser a solução e sim a possível causa da osteoporose.
Fonte: Blog Sabor funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário