segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Quinua

Esse pseudocereal como definido pela botânica, é um alimento isento de glúten e um parente distante do espinafre.
Ela é considerada um alimento extremamente nutritivo e seu conteúdo de nutrientes é superior ao de outros cereais. A quinua possui aminoácidos essenciais (histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenialanina, treonina, triptofano, valina e arginina), carboidratos na forma de amido (com baixo indice glcêmico), fibras e alguns minerais dos quais se destacam o ferro, magnésio, zinco, potássio, vitaminas do complexo B (B1,B2,B3), D e E.

Ela também apresenta uma quantidade de ácidos graxos essenciais e um nível superior aos demais cereais, onde aproximadamente 60% são de ômega 6 (linoleico) e ômega 3 (linolênico) que são gorduras importantes para o funcionamento de nosso organismo, assim como no auxílio da redução de colesterol total, LDL e triglicerídes

Importado da Bolívia, o grão se popularizou no Brasil nos últimos tempos e tem tudo para conquistar de vez aqueles que buscam ganhar ou manter a massa muscular.Versátil, o cereal pode estar presente em flocos no café da manhã, nas principais refeições na forma de grãos e ainda em lanches. Podemos utilizá-la em substituição ao arroz, incluí-la em saladas ou ainda substituir a farinha em bolos e outras massas.

O consumo deste grão é indicado principalmente para vegetarianos, gestantes, diabéticos, lactentes, idosos e praticantes de atividade física. A quinua contém uma quantidade elecada de lisina, quando comparada a outros grãos, como a soja, o trigo, o milho e o leite, por isso pode ser indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Ela também esta relacionada ao sistema cognitivo, one ajuda na inteligência, melhora dos reflexos e funções relacionadas com a memória e aprendizagem, possui uma boa fonte de triptofano, aminoácido que esta ligado à produção de serotonina, que por sua vez é responsável pela modulação do humor, disposição e bem estar.

Benefícios:

- Tratamento da anemia;
- Problemas urinários e de fígado;
- Desnutrição crônica;
- Osteoporose;
- Redução dos danos gastrointestinais;
- Atua na parte imunologica;
- Auxilia na regução dos níveis de colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário