quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O consumo diário de sementes pode ajudar na redução do colesterol ruim

A receita do médico da Unicamp é baseada em pesquisas mundiais que comprovam a ação de sementes e castanhas no combate ao colesterol. Algumas agem no organismo como um remédio.


“As nozes são utilizadas para a prevenção de problemas cardiovasculares. O pistache reduz o nível de colesterol. A castanha do Pará tem o ômega 6 que também tem uma ação na redução do colesterol. E a própria castanha de caju, além do alto teor protéico, ela também reduz o colesterol”, explica Edson Credidio, nutrólogo da Unicamp.


Para obter o resultado medicinal é preciso disciplina. Os alimentos devem ser consumidos todos os dias, de forma controlada. “No caso das nozes para prevenção de doença cardiovascular, uma noz, que são duas tampinhas. O pistache, 40 gramas, aproximadamente uma colher de sopa. A castanha do Pará uma unidade por dia e a castanha de caju, duas a três unidades dia", diz o nutrólogo.


Para quem trabalha fora, outra orientação é fazer um kit anti-colesterol com frutas secas e castanhas. A sugestão tem tâmara, damasco, ameixa e uma noz inteira, que são as duas metades. O saquinho tem a porção na medida indicada. É fácil carregar e deve ser consumido entre as refeições. Um kit de manha e outro à tarde.


“O kit além de saudável é extremante barato. Como a fruta é seca não estraga, pode deixar na bolsa, no porta luvas do carro, na gaveta do trabalho e tentar comer a cada três horas", explica Edson Credidio.


Receita de Mix de cereais


Ingredientes:
6 colheres de sopa de quinua em flocos
6 colheres de sopa de amaranto
4 colheres de sopa de lecitina de soja granulada
3 colheres de sopa de semente de girassol
3 colheres de sopa de semente de gergelim
4 colheres de sopa de semente de linhaça
4 castanhas do Pará
100g de semente de abóbora sem casca
40g de pistache
3 nozes


Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Guarde na geladeira por no máximo 15 dias em vidro bem fechado.

Dúvidas entre em contato com a nossa nutricionista:


nutricionista@bgreen.com.br

11 5096-1643

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário