sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aveia - Um Alimento Funcional


A aveia foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional, pois mais do que fornecer nutrientes para o organismo, ela ajuda a reduzir o risco de várias doenças.
Entre todos os seus ricos nutrientes, merece destaque as betaglucanas, fibras com capacidade de evitar doenças cardiovasculares e melhorar os sistema imunológico.
As betaglucanas agem de diferentes formas. Primeiro são fermentadas pela flora intestinal. Isso resulta na formação de moléculas que atuam no combate aos microorganismos patógenos que vivem no nosso intestino.
Outro mecanismo de ação e, talvez, o mais consagrado da aveia, é a redução de colesterol. Pelo mesmo mecanismo de equilibrar a flora intestinal, ela já está ajudando na menor absorção do colesterol. Além disso, as betaglucanas se ligam às moléculas de colesterol vindas dos alimentos e impedem sua absorção. Outro mecanismo: as betaglucanas também são capazes de diminuir a produção de colesterol pelo nosso organismo.
Com menor quantidade de colesterol circulando pelos vasos sanguíneos, é claro que estes estarão mais protegidos da formação de placas de gordura (ateromas) que obstruem a passagem de sangue e nutrientes para todo o corpo. Conseqüentemente, a pressão arterial também diminuiu, mais uma vantagem para a saúde com o consumo de aveia.
Mas seus benefícios não param por aí. As betaglucanas são capazes de controlar os níveis sanguíneos de glicemia, evitando a resistência à insulina e diabetes tipo 2. Da mesma forma que acontece com o colesterol, as betaglucanas diminuem e torna mais lenta a absorção de açúcares pelo intestino. Conseqüentemente evita-se picos de glicemia e picos de insulinemia evitando a resistência à insulina, primeiro passo para o diabetes tipo 2. E, se há menor pico de glicose no sangue, há menor armazenamento de energia e menor ganho de peso. Está aí, a aveia também ajuda no tratamento e prevenção da obesidade.
E tem mais, as betaglucanas, assim como outras fibras, ajudam o intestino a funcionar melhor, diminuindo o tempo de permanência de substâncias cancerígenas na luz intestinal. O consumo de aveia pode, portanto, diminuir a incidência de tumores malignos nessa região.
A aveia tem muitas outras qualidades. É um alimento muito barato, fácil de encontrar e muito versátil. Encontrado na forma de grão, flocos, farelo e farinha. É claro que cada um com suas qualidades e indicações.
O floco é o grão prensado integralmente, por isso conserva todos os seus nutrientes e pode ser consumido com saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, pães. Os flocos finos nada mais são do que os flocos submetidos à moagem e fica ótimo em sopas e mingaus.
O farelo é feito da camada mais externa do grão e por isso contem a maior quantidade de fibras betaglucanas (9 g de betaglucanas em 100 g do farelo). Fica muito bom salpicado em patos já prontos, saladas verdes, saladas de frutas, sucos, pães, bolos...
A farinha é obtida da parte mais interna do grão e por isso tem pouca fibra em relação ao floco e ao farelo. É usada, geralmente, como uma alternativa à farinha de trigo em pães, bolos e outras massas.
A aveia não vive somente de fibras. Contém vitaminas do complexo B, fundamentais para a energia mental e física e vitamina E, um excelente antioxidante que protege às células contra danos causados pelos radicais livres. E minerais! A aveia contém zinco e silício. Quanto às proteínas, a aveia é um dos grãos mais protéicos que compõe a alimentação habitual do brasileiro.



Fonte: Nutrição e Saúde na TV


Bolo de Banana


Ingredientes


4 bananas nanicas maduras

4 ovos

1 xícara de mistura básica de farinha especial (1 xícara = 3 dedos de farinha de arroz + 1 dedo de farinha de batata + 1/2 xícara de amido de milho)

1 xícara de farinha de aveia

1 xícara rasa de óleo de canola

2 xícaras de açúcar mascavo ou adoçante culinário

1 colher de sopa de fermento em pó

2 colheres de sopa de linhaça dourada triturada ou gergelim ou semente de girassol


Modo de Preparo:

Beter no liquidificador as bananas, o óleo e os ovos. Misture os demais ingredientes em uma tigela. Colocar em uma forma untada e esfarinhada com farinha de arroz ou de aveia. Leve em forno médio pré-aquecido por 40 minutos. Quando estiver pronto, tire do forno e polvilhe com canela em pó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário