sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ginseng

Ginseng ou Panax ginseng, como é cientificamente conhecido, é uma planta utilizada na medicina chinesa há milhares de anos. Indicada para a longevidade e boa qualidade de vida, o ginseng é a espécie mais estudada e mais comercializada. Existem outras espécies menos conhecidas e menos comercializadas como Panax quinquefolius (ginseng americano), e outros nomes como ginseng silvestre, ginseng branco e o ginseng vermelho.
A planta nasce bem em regiões de clima ameno. Seu crescimento é lento sendo colhida após 4 a 6 anos do plantio. A parte utilizada como fitoterápico é a raiz.
Historicamente, o ginseng é utilizado para melhorar o estado de estresse e cansaço, devido às suas propriedades chamadas "adaptogênicas". Com isso, parece estar associado a uma melhora do bem-estar e a um aumento da habilidade em lidar com os fatores estressores (ambientais, fisiológicos e emocionais). Além disso, outros efeitos seriam a redução da suscetibilidade às doenças e também a diminuição dos danos causados por tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.
Os extratos da raiz de ginseng contêm diversas substâncias, mas as principais são as chamadas ginsenosídeos. Esses compostos possuem uma estrutura semelhante a certos hormônios que o nosso organismo produz, e suas ações podem ser devidas à sua ligação aos receptores para esses hormônios. Essas ações afetam diversos sistemas em nosso corpo, incluindo o estímulo à liberação de certos hormônios reguladores e a ativação da produção de proteínas e de colesterol. Os estudos já realizados sugerem que o ginseng pode modular os níveis do hormônio cortisol, responsável, entre outras funções, por equilibrar a gliecemia. Por isso o ginseng é indicado para pacientes diabéticos.
Uma grande ação do ginseng é sobre o sistema imune. Esse fitoterápico é capaz de melhora as defesas do nosso organismo e diminuir a ocorrência de doenças infecciosas. Por esse mesmo motivo traz efeitos benéficos para os pacientes que são submetidos à quimioterapia, ajudando a minimizar a perda de peso e a estabilizar o sistema imune e proteger o organismo de alguns efeitos colaterais desses tratamentos.
Outras substâncias encontradas no ginseng podem proporcionar melhora da circulação sanguinea, inclusive no cérebro, trazendo benefícios para o aprendizado, memória, fadiga mental e até desempenho sexual. É muito indicado para pessoas que estejam passando por uma fase de estresse físico e mental como atletas, vestibulandos e quem mais passar por esse estresse do dia a dia.

Mas alguns cuidados são fundamentais:
O ginseng é contra-indicado para os pacientes que apresentam problemas renais e infecções agudas e seu uso também não é recomendado durante a gestação e a lactação.
O uso prolongado e em altas doses pode causar diarréia, aumento da pressão arterial, taquicardia, hipoglicemia, nervosismo, lesões de pele, insônia e dor nas mamas.
As plantas podem interagir com outros medicamentos e tirar ou potencializar seus efeitos.
O ginseng pode interferir no funcionamento de medicamentos para pressão alta, anticoagulantes, aspirina, alguns antiinflamatórios, medicamentos com cafeína e hormônios
Mesmo tendo vários benefícios, seu uso deve ser sempre indicado e acompanhado por um médico ou nutricionista com conhecimentos de fitoterapia para evitar possíveis interações e feitos colaterais. Não tome fitoterápicos sem conhecimento de seu médico ou nutricionista!
Fonte: Nutrição e Saúde na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário