quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Prisão de Ventre na Gestação

Porque é tão comum surgir prisão de ventre na gestação?
Nesta faze ocorrem muitas mudanças hormonais principalmente o aumento da progesterona que relaxa a musculatura intestinal, diminuindo o peristaltismo. Esse problema aparece ou se agrava a partir da vigésima semana gestacional.

Assim como erros alimentares causada pela diminuição de fibras frutas e verduras
baixo consumo de água também pré dispõem a constipação intestinal.

O problema pode provocar hemorróidas (devido o intestino estar preso) e prejudicar o parto?

Sim pode provocar hemorróidas. As hemorróidas ocorrem devido a um aumento das veias do reto, conforme a gestação.
Podem ser causadas pela prisão de ventre, péssimo hábito alimentar e no caso da gestação, também podem ser agravados pela pressão do útero que ocasiona a inflamação das veias, ao redor do ânus.
Os sintomas mais freqüentes são: coceira, dor e pequenos sangramentos no local. Para evitar, deve-se controlar a prisão de ventre, não permanecer muito tempo sentado e ter hábitos alimentares saudáveis. Na hora do trabalho de parto pode agravar o quadro para a mãe pelo esforço que é feito.

É recomendável tomar laxantes?
O uso de laxante não é recomendado e, quando necessário, só deve ser adotado sob supervisão medica. Constipação intestinal é um dos sintomas mais freqüentes em pacientes com queixas digestivas, que consiste em número de evacuações diminuídas, com eliminação de fezes de consistência endurecida acompanhada ou não de dor. Frente à freqüência observada de pacientes com queixas de constipação intestinal o ideal é mudar o habito alimentar Pois na gravidez ocorre
uma grande consumo de vitaminas e minerais e o laxante acaba eliminando muitas delas alem disso o organismo acostuma com o estimulo dado pelo laxante passando a não responder mais exigindo cada vez mais um estimula maior.

A grávida pode tomar chá naturais?
Com relação ás ervas, muitas tem eficácia terapêutica comprovada cientificamente, como o curcuma, gengibre, espinheira santa, chá verde, hortelã, erva cidreira, guaco etc. Mas como qualquer medicamento as ervas medicinais podem ter efeitos colaterais a depender da dose, da erva e da pessoa que tomou. São apriori, contra indicada na gestação por ter muitas plantas com propriedades abortiva como por exemplo a carqueja, boldo. Sendo assim antes de tomar devem consultar um, profissional habilitado.


Quais os melhores alimentos para evitar a prisão de ventre?
O consumo de alimentos ricos em fibras como: frutas em geral com casca como maça laranja com bagaço, pêra mamão, ameixa,damasco, figos vegetais folhosos escuros, grãos como milho, grão de bico, aveia, farelo de trigo,gérmen de trigo, semente de linhaça abóbora girassol, quinoa real, castanha nozes amêndoas, Esses alimentos permite uma evacuação mais rápida que evita com que as
fezes fiquem por muito tempo no intestino liberando toxina passando para o sangue e feto.


Qual é o papel da água? Quanto ela deve beber?
A água é um solvente universal que representa mais de 2/3 do peso do nosso corpo. É um elemento fundamental na circulação do sangue e atividade de fluidos linfáticos, assim como em todas as transformações químicas que acontecem no corpo, atua no controle da temperatura, no transporte de substancias pelo corpo, na limpeza dos órgãos internos, na desintoxicação do organismo e prevenção da constipação intestinal.É indicada em media a ingestão de 2 litros de líquidos por
dia, de preferência água para a produção do leite.


Qual o papel das fibras? Onde encontrar e quanto consumir?
A fibra é um tipo de carboidrato encontrado somente no reino vegetal, que mesmo sendo digerida e absorvida, possui uma nobre função reguladora, indispensável no organismo.Números estudos clínicos e epidemiológico demonstram o beneficio da fibra na prevenção de prisão de ventre, no controle da obesidade, diabete, câncer, hiperlipidemias e outras.

Apoiando-se nessa descobertas, é recomendável que o adulto ingira 25 a 30 gramas de fibras dia, o que só é possível com uma grande quantidade de frutas e hortaliças cruas e com a substituição dos alimentos refinados pelos integrais. Um outro fator importante é que uma dieta com alto teor de fibras faz com que a eliminação dos resíduos, através das fezes, desde que o alimento foi ingerido, seja em torno de 18 horas.
Já uma dieta de baixo teor de fibroso, a eliminação fica ao redor de 72 horas (em alguns casos, ate duas semanas), o que leva o cólon á exposição de componentes cancerígenos na alimentação por muito mais tempo.

CARDAPIO PARA GESTANTE RICO EM FIBRA COM 2000 CALORIAS

DESJEJUM
1 taça de coalhada desnatada com 1 colher de gérmen de trigo
5 biscoitos integrais
1 copo de suco de laranja
2 damascos secos
LANCHE
1 copo de leite de soja batido com
1 maça
ALMOÇO
1 prato de mesa de salada de alface com 1 beterraba ralada + 3
colheres de milho
1 prato (sobremesa) brócolis refogado
1 filé de boi grande grelhado
5 colheres(sopa) de arroz integral
1 taça de salada de frutas
LANCHE
1 barra de cereal com castanha do para
1 yakult + 1 maça
JANTAR
1 prato de sobremesa de salada de tomate e rúcula com 1 colher
de semente de girassol
2 fatia grossas de mussarela de búfalo
4 salsichas de frango grelhada
1 pão árabe
1 copo de suco de maracujá
1 banana assada com canela
Ceia
1 copo de iogurte desnatado com 1 colher de aveia em flocos


Fonte: Nutrição e saúde na TV


Nenhum comentário:

Postar um comentário