sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Licopeno: um potente antioxidante




O licopeno é o carotenóide que dá a cor vermelha aos tomates. O licopeno é o mais abundante carotenóide da nossa alimentação. E olha que existem quase 600 carotenóides conhecidos.
O conteúdo de licopeno dos tomates pode ser notavelmente modificado durante o processo de amadurecimento e já foram observadas diferenças marcantes entre os vários tipos de tomates. Os tomates vermelhos, por exemplo, têm mais licopeno do que os amarelos.
A biodisponibilidade do licopeno aumenta depois do cozimento, de como que os produtos processados com o tomate como ketchup, suco e molho de tomate têm mais licopeno biodisponível que os tomates frescos.
Segundo evidências epidemiológicas as dietas ricas em licopeno estão associadas à redução do risco de diversos tipos de câncer. Por isso os suplementos com licopeno são freqüentemente indicados como agentes protetores contra o câncer, promotores da saúde cardíaca e antioxidantes.
Como antioxidante, o licopeno é duas vezes mais potente que o betacaroteno em relação à proteção de leucócitos de lesão da membrana celular provocada pelos radicais livres.
Até pouco tempo os suplementos de licopenos são caros. Muitos ainda o são! Mas, desde 2001, laboratórios farmacêuticos passaram a comercializar uma forma sintética de licopeno com custo cinco vezes menor e com a mesma efetividade.
Não existem efeitos colaterais adversos significativos associados ao consumo regular de suplementos de licopeno. No entanto, as doses de licopeno devem permanecer na faixa que seria obtida com uma dita rica em produtos derivados dos tomates, ou seja, 10 a 40mg/dia.
Mas o método mais custo-efetivo para obter licopeno diariamente é, sem dúvida, uma dieta ricas em alimentos à base de tomates. Estudos sugerem que 10 porções de derivados de tomates por semana (aproximadamente 20 a 100mg de licopeno, dependendo dos alimentos e modo de preparo) consegue reduzir o risco de câncer de próstata.

Fonte: Nutrição e Saúde na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário