terça-feira, 30 de novembro de 2010

Alimente-se Corretamente e Garanta o Bom Humor!

Para manter o bom humor, não basta estar com as contas em dia e ter motivos de felicidade o tempo todo. Atualmente inúmeros centros de pesquisas estudam a interferência daquilo que comemor com as nossas variações de humor. A falta de algumas substâncias e o excesso de outras pode causar uma série de reações indesejáveis.

Ingredientes que vem do prato são capazes de modular a fabricação de neurotransmissores, que é o grupo de substâncias químicas responsáveis pela comunicação das células no nosso cérebro. Para nos sentirmos felizes, dispostos e tranquilo, é fundamental que este grupo desempenhe bem esse papel e esteja em níveis adequados na massa cinzenta. E são três os principais envolvidos com o alto-astral: serotonina, dopamina e noradrenalina, o primeiro é derivado do triptofano e os dois últimos são produzidos com a ajuda da tirosina.

A produção de serotonina depende  da ingestão de alimentos ricos em triptofano e carboidratos. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidos com auxílio da tirosina.

Como a maior parte da produção da serotonina no nosso organismo acontece na parte da manhã, é aconselhável ingerir os nutrientes que a produzem a partir do fim do dia anterior. Eles estão presentes na manga, banana, milho, alguns vegetais, grão de bico, ervilha, feijões, peixes, carnes, ovos e leite e nos alimentos que contêm carboidratos. Devem ser ingeridos de forma isolada, pois a reação entre determinadas substâncias pode reduzir a eficácia da absorção dos nutrientes. Além disso, ao longo do dia, a alimentação deve ser feita de 3 em 3 horas, totalizando aproximadamente 4 ou 6 refeições diárias. Ficar muito tempo sem comer acaba reduzindo os níveis de glicose, o que também não é nada bom para o humor.

A tirosina, também é um aminoácido, encontrado também nas carnes, ovos, leite e peixes. Este aminoácido esta ligado diretamente à sensaão de bem-estar e satisfação.

A alimentação influencia diretamente no humor e nas atitudes que tomamos no dia a dia. Os alimentos que comemos podem trazer sensações positivas e lembranças confortáveis, além de estarem intimamente ligados à nossa qualidade de vida. Por isso, é fundamental procurar ter equilíbrio nas refeições e manter um cardápio diário adequado e variado, para que o organismo possa receber todos os nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento. Assim, naturalmente, o seu humor já vai ficar bem melhor!

Exemplo de alimentos que favorecem o humor:

- Aveia: cereal rico em triptofano, aminoácido fundamental para liberação de serotonina;

- Banana: Rica em carboidrato e triptofano. O carboidrato ajuda na formação do triptofano e este é matária prima para formar a serotonina. A banan também é fonte de potássio, importante na regulação do sódio/potássio, prevenindo confusão mental. É rica em vitamina B6, que gera energia.

- Vegetais Verde-Escuros (Brócolis, espinafre, couve, agrião, salsinha): São ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B. O ácido fólico atua no sistema nervoso central, é importante na formação de serotonina que previne a depressão e déficit cognitivo. As folhas em geral também são ricas em clorofila e magnésio. A clorofila ajuda na desintoxicação do organismo e o magnésio participa da transmissão dos impulsos nervosos e musculares, é importante no estresse.

- Alface: Tem efeito calmante, dado pela lactucina, presente no talo da planta. O talo também é rico em lítio, que age diretamente no controle do eixo de serotonina e dopamina, controlando ansiedade e depressão.

- Iogurte e leite (par quem não tem intolerância): É fonte de triptofano, fundamental na formação de serotonina.

- Gema de Ovo: Rico em colina, fundamental para formação e manutenção da memória, melhora a função cognitiva, importante na coordenação motora.

-Pimenta: Rica em capsaicina substâncias antioxidantes e que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem estar. As pimentas de cheiro, vermelha e malagueta são as melhores para o humor.

- Gorduras Saudáveis: quase todas as funções cerebrais dependem de ácidos graxos essenciais, os quais formam cerca de 60% da estrutura do cérebro.

- Sementes (gergelim, girassol, abóbora e castanhas em geral): São fontes de gorduras saudáveis, proteínas e sais minerais e sem colesterol. Devem ser ingeridas com moderação devido ao seu alto valor calórico. São fontes naturais de vitamina E, que tem importante ação antioxidante, fundamental no estresse e prevenção do envelhecimento acelerado. Também são ricas em triptofano que além de auxiliar na manutenção do bom humor, colaboram na qualidade do sono.

- Arroz integral: Rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso.

- Vitamina C (presente nas frutas cítricas, Betacaroteno (presente nos legumes vermelhos, amarelos e laranjas), Licopeno (Tomate e melancia), Bioflavonóides (Uva): Alimentos fonte de antioxidante, que se correlacionam com o sistema nervoso pelo fato de prevenirem danos às células nervosas e aos neurônios, uma vez que neutralizam a ação dos radicais livres, que provocam danos e alterações na estrutura das células levando ao processo acelerado de envelhecimento e doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário