sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Será que nosso sangue tem haver com a nossa dieta? Dieta do Grupo O

Grupo Sanguíneo O

Características do Grupo O

O tipo O foi único tipo de sangue encontrado no homem das cavernas, e por milhares de anos foi o único tipo de sangue existente. É o mais freqüente ainda hoje. Nessa época, os homens tinham uma dieta baseada em carne, frutas, verduras e raízes e tinham um sistema digestivo próprio para digerir e metabolizar corretamente a carne.Tinham um pH do estômago muito ácido e maior secreção de enzimas digestivas. Esse pH muito ácido propicia o aparecimento de úlceras e gastrites. As pessoas do tipo O são mais intolerantes a introdução de alimentos impróprios ao seu sistema digestivo e imunológico como as farinhas e açúcares, como também a adoçantes, corantes, aditivos, agrotóxicos e a poluição.
O sistema imune do tipo O é muito forte, hiperativo, propiciando o aparecimento de doenças de auto agressão (auto imunes) como Lupus e Artrite reumatóide assim como processos inflamatórios mais fortes e reações alérgicas. Como o sistema imunológico reage de forma muito agressiva ele confere uma proteção maior contra o câncer.
Nessa época o homem era um predador agressivo, tinha uma atividade física intensa e um instinto de sobrevivência forte. Essas características trazidas para o sociedade atual fazem do tipo O um líder, extrovertido, com muita energia, individualista, ousado, otimista, auto confiante e produtivo. Entretanto, quando submetidos a estresse podem ter reações excessivamente agressivas e desequilibradas com acessos de raiva e fúria. Na infância a hiperatividade é muito comum.

Em situações de stress a glândula supra renal do tipo O libera uma quantidade muito grande de adrenalina e noradrenalina. Essas substâncias causam no organismo todas as reações físicas necessárias para lutar ou fugir: batimento cardíaco acelerado, aumento da pressão arterial, respiração ofegante e maior atividade e irrigação de sangue nos músculos e em diversos órgãos para sustentar o seu maior funcionamento. No tipo O, a enzima dopamina hidroxilase, necessária a eliminação da adrenalina e da noradrenalina, é sintetizada em menor quantidade o que faz com que essas 2 substâncias permaneçam por mais tempo na circulação. O homem das cavernas reagia sempre com atividade física intensa à liberação dessas substâncias o que trazia os efeitos produzidos por elas a condições normais novamente. Atualmente além do estresse ser mais constante, na maioria das vezes ele não é associado a uma atividade física o que faz com que as reações como batimentos cardíacos acelerados, hipertensão arterial, funcionamento excessivo de alguns órgãos se tornem uma constante causando um desgaste acentuado do organismo, com desencadeamento de diversas doenças e de desequilíbrios emocionais. Para combater o estresse as pessoas do tipo O precisam de uma atividade física aeróbica intensa e constante (no mínimo 60 minutos de atividade aeróbica, 3 vezes por semana).

Para se manter em equilíbrio físico e mental o homem do tipo O necessita seguir as orientações dietéticas e praticar uma atividade física constante e intensa.

Carnes, Peixes e Ovos

O consumo de proteínca para o grupo O é de extrema necessidade e essencial para que o seu metabolismo funcione corretamente. Prefira carnes orgânicas e lembre-se de não consumir a gordura. O peixe é a segunda opção proteíca do grupo O. Coma peixe regularmente.

Benefíco: carne de vaca, carneiro, cordeiro, miúdos e vitela, bacalhau, badejo, robalo, truta, vermelho
Neutro: avestruz, coelho, frango, pato, peru, anchova, arenque, atum, cação, camarão, caranguejo, carpa, corvina dourado, escargot, garoupa, haddock, lagosta, merluza, mexilhão, ostra, salmão, sardinha, tilápia, vieira, vongoli, ovos de galinha.
Nocivo: bacon, codorna, presunto, porco, barracuda, bagre, lula, ovas de salmão, polvo, rã.
  
Leite e Derivados

Coma pouco ou nenhum derivado do leite. São alimentos de difícil digestão para o tipo O e podem causar ganho de peso inadequado, inflamações e fadiga.




Benefíco:
Neutro: Feta, leite de soja, manteiga, manteiga de garrafa, mussarela, queijo feito com leite de cabra, queijo minas meia cura, tofu.
Nocivo: coalhada,leite de vaca, leite de cabra, queijos de leite de vaca, ricota, sorvete e iogurte.

Feijões e Leguminosas

Benefíco: Feijão azuki
Neutro: ervilha torta, feijão branco, feijão preto, grão de bico, soja.
Nocivo: Feijão carioca, lentilha.

Frutas secas e Sementes

Benefíco: abóbora, nozes e linhaça
Neutro: amêndoa, avelã, gergelim, noz macadâmia, pinoli, noz pecã,
Nocivo: amendoim, castanha de caju, castanha do Pará, girassol, pistache, semnete de papoula

Cereais, Pães e Massas
Benefíco:
Neutro: arroz, aveia, trigo sarraceno, pão com 100% de farinha de centeio (Wolkorn-Brot, Wickbold), tapioca.
Nocivo: araruta, cevada, arroz sete cereais, farinha de glúten, farinha de trigo refinada e eintegral, farelo de trigo, germen de trigo, milho e derivados, pipoca, polvilho doce e azedo.

Hortaliças

Benefíco: abóbora, acela, alcachofra, alface americana, batata doce, brócolis, chicória, cebola, couve, espinafre, escarola, gengibre, nabo, folhas de beterraba, pimenta vermelha e cayenne, quiabo, raiz forte.
Neutro:abobrinha, agrião, aipo, alho, almeirão, aspargo, azeitona, berinjela, beterrabam broto de bambu, cará, cebolinha, cenoura, couve de bruxelas, endivia, erva doce, ervilha, nabo japonês, pimenta malagueta, amarela e verde, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, tomate e vagem.
Nocivo: alcaparra, alho poró, batata, broto de alfafa, shitake, cogumelo paris, couve flor, folha de mostarda, inhame, mandioca, milho e pepino.

Frutas

Benefíco: ameixa, banana, cereja, figo, goiaba, manga, mirtilo e suco de abacaxi.
Neutro: abacaxi, amora, caqui, carambola, damasco, framboesa, limão, maçã, mamão, melancia, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego, romã, tâmara e uva.
Nocivo: abacate, coco, kiwi, laranja, pêra asiática e tangerina.

Leia sobre o Grupo Sanguíneo A.


Fonte: Associação Brasileira de Medicina Complementar




Nenhum comentário:

Postar um comentário