quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Será que nosso sangue tem haver com a nossa dieta? Dieta do Grupo A

A dieta do grupo sangüíneo estudada durante anos pelo naturopata Peter D`Adamo (a base da naturopatia é acreditar que o corpo deve se manter equilibrado para desenvolver dispositivos de cura), sugere que os alimentos são classificados de três formas - benéfico, neutro e nocivo - de acordo com cada tipo de sangue.
O naturopata ainda acredita que a relação sangue x alimentação determinará, inclusive, o desenvolvimento de doenças como câncer, esclerose, esquizofrenia e até o enfarte. Cada sangue também define quais as comidas que podem causar emagrecimento ou aumento de peso, de acordo com a teoria de D`Adamo.
Para o médico, cada tipo sangüíneo reage à sua própria maneira aos alimentos, aproveitando uns e absorvendo mal os outros. Assim, quem é tipo A, por exemplo, não tolera bem a carne e deveria seguir um cardápio vegetariano. O extremo oposto são as pessoas que possuem tipo O, carnívoras por natureza. Este teria sido o primeiro tipo de sangue humano, o que corria nas veias de nossos ancestrais, cuja base da alimentação era a carne.

Saúde é o resultado das interações entre os fatores ambientais, alimentares, modo de vida, stress, atividade física, atividades de relaxamento, alimentação com a carga genética de cada indivíduo. Cada ser humano é único, tem um código genético próprio e diferente de todos os outros, por isso não existe uma única dieta ou um estilo de vida que sirva para todos. As diretrizes que a dieta do grupo sangüíneo fornecem levam em conta as características genéticas de cada um, auxiliando na compreensão tanto dos alimentos, quanto da forma de viver que proporciona uma vida mais longa e saudável.

Grupo Sangüíneo A

Características do Grupo A

O grupo sangüíneo A surgiu quando houve a mudança da condição de caçador coletor para um modo de vida mais agrário-domesticador. Nesse período devido a escassez d ecarne o homem passou a desenvolver e a viver da agricultura. Tornou-se o primeiro vegetariano. Para que ele se adaptasse as novas condições alimentares o seu sistema digestivo sofreu diversas mudanças que  tornaram mais apropriado à digestão dos grãos.
O sistema imune tornou-se mais tolerante, características necessárias para maiores concentrações populacionais. Entretanto, devido a maior tolerância do sistema imune, defendem-se menos de doenças como o câncer.

Personalidade

As pessoas do grupo sanguíneo A são geralmente mais introvertido, perfeccionista, sensível e criativo, quando submetidos a estresse crônico podem apresentar introversão excessiva, preocupação excessiva com detalhes e distúrbio obsessivo conpulsivo.
As pessoas do tipo A tem uma reação excessiva ao menor sinal de estresse e costumam ter maior dificuldade de normalizar o cortisol (hormônio do estresse) após o fim de uma situação de estresse. O excesso de cortisol causa insônia, irritabilidade, pensamentos negativos repetitivos, perda de massa muscular, aumento de gordura, inchaço e inibe o sistema imune. Quando produzimos muito cortisol, a redução da secreção de DHEA, que é um precursor de hormônios sexuais associados a longevidade, vontade de viver e jovialidade. As taxas elevadas de cortisol são associadas a muitas doenças como: câncer, doenças cardíacas, derrame, hipertensão arterial, resistência a insulina, obesidade, distúrbios de memória, senilidade e Alzheimer.

Atividade Física

As pessoas do tipo A reagem melhor ao estresse com atividades relaxantes como yoga,meditação, Tai Chi Chuan e exercícios isotônicos como caminhar, nadar, dançar e andar de bicicleta. O sono é extremamente importante na redução de cortisol: durma no mínimo 8 horas por noite. Não deite após ás 23h e procure recber luz do sol ao acordar.

Alimentação

- Não pule ás refeições: não comer aumenta a liberação do hormônio cortisol gerando perda de massa muscular e inchaço.
- Coma mais proteína no início do dia e menos ao final;
- Faça 6 refeições ao dia;
- Digestivos amargos (tipo Genciana) ingeridos 30 minutos antes das refeições podem auxiliar no processo digestivo;
- Mastigue cuidadosamente para garantir a boa digestão;
- Limite a cafeína: 1 xícara de café a cada 6 horas;
- Limite açúcar e álcool;
- Tome chpa verde diariamente;
- Escolha sempre que puder alimentos orgânicos, carnes de animais livres de hormônios e criados soltos  com alimentos naturais (caipira), não coma alimentos geneticamente modificados, margarina hidrogenada, corantes, aditivos, aromas artificiais;
- Utilize sempre o sal marinho iodado. O sal grosso moído também pode ser utilizado;
- Óleo e azeite devem ser guardados em embalagens protegidas da luz e de preferência refrigerados após abertos;
- Farinha branca e açúcar devem ser ingeridos raramente;

Carnes, Peixes e Ovos

Grupo das Carnes:

Não coma carne vermelha;
Limite às carnes neutras como galinha e peru 2 a 3 vezes na semana;
A principal fonte proteíca do grupo A é a soja e peixes permitidos;
Coma peixe regularmente; Os melhores peixes são os provenientes de água fria, eles contém ômega 3 que são excelentes para o sistema imune e cardiovascular

Benefíco:
Neutro:Avestruz, Frango, Galinha D´angola e Peru;
Nocivos:Bacon, carneiro, carne de boi, coelho, codorna, coração de boi, faisão, fígado de vitela, miúdos, pato, perdiz, presunto e vitela

Grupo dos Ovos:
Benefíco:
Neutro: Ovo de codorna, ovo de galinha
Nocivos:

Grupo dos Peixes:

Benefíco: Bacalhau, carpa, cavala, escargot, peixe espada, salmão, sardinha, tainha, truta, vermelho.
Neutro: abalone, arenque, atum, badejo, cação, caviar, congro rosa, corvina, dourado, garoupa, haddock, linguado, mexilhão, polvo, rã e vieira.
Nocivos: Anchova, bagre, camarão, caranguejo, lagosta, lula, manjuba, merluza, ostra, robalo, vongoli.

Leites e Derivados

Benefíco: Leite de soja, queijo de soja.
Neutro: coalhada desnatada, queijo feta, iogurte, quefir, queijo de cabra, leite de cabra, manteiga de garrafa,mussarela, queijo minas meia cura, queijo minas fresco e ricota.
Nocivos: a maioria dos queijos de leite de vaca, leite de vaca, manteiga.

Feijões e Legumes

Benefíco: Feijão azuki, feijão carioca, feijão preto, lentilha, soja
Neutro: Feijão branco e vagem
Nocivos: Grão de bico

Frutas Secas e Sementes 

Benefíco: Amendoim, manteiga de amendoim, semente de abóbora e semente de linhaça
Neutro: amêndoas, creme de amêndoas, nozes, pasta de gergelim, gergelim, girassol, papoula.
Nocivos: Castanha do Pará, castanha de Caju e pistache.

Cereais, Pães e Massas

Se o objetivo for o emagrecimento,não exagere no cereais, principalmente nos derivados do trigo.

Benefícios: Amaranto, aveia e derivados, farinha de centeio integral, farinha de soja, kasha (mingau de trigo sarraceno), macarrão de trigo sarraceno, pão d ecenteio 100% integral (Volkorn-Brot - Wickbold), trigo sarraceno
Neutro: arroz, cevada, semolina, farinha de trigo refinada, milho, pão sem glúten, pipoca, tapioca, trigo germinado
Nocivos: Farinha de trigo integral, farelo de trigo, araruta, germen de trigo, polvilho doce e polvilho azedo.

Hortaliçãs

Benefícios: abóbora, acelga, aipo, alcachofra, alface americana, alho poró, alho, beterraba, brócolis, broto de alfafa, cebola, cenoura, chicória, cogumelo paris, couve, escarola, espinafre, erva doce, gengibre, nabo, quiabo, raiz forte.
Neutro: abobrinha, agrião, alface, almeirão, aspargos, azeitona verde, beterraba, cebolinha, couve de bruxelas, couve flor, endivia, ervilha, folhas de mostarda, inhame, pepino, pimentão, rabanete, rúcula.
Nocivos: alcaparra, azeitona preta, azeitona grega, batata doce, batata inglesa, batata roxa, berinjela, cará, shitake, mandioca, pimenta, repolho, tomate.

Frutas

Benefícios: abacaxi, ameixa, cereja, damasco, figo, grapefruit, limão de casca verde e mirtilo
Neutro: abacate, amora, caqui, carambola, framboesa, goiaba, kiwi, maçã, melancia, melão, nectarina, passas, pêra, pêssego, romã, tâmara, uva.


Nocivos: banana, coco, leite de coco, laranja, mamão, manga, tangerina

3 comentários:

  1. Muito interessante. Mas eu não tenho a menor ideia de qual é meu tipo sanguíneo!! hehe

    http:/quepeso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e informativo este artigo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. não posso comer,coisa doce,e não não sou diabetico é por que acho de gosto ruim,assim com não posso ficar sem comer carne de gado. fiquei um tempo esperimentando ser vegetariano, e me dei mau e me acabando num anemia.sou um cara zen, mas sou carnivoro .

    ResponderExcluir