terça-feira, 28 de abril de 2009

Cortar Calorias de uma hora para outra é roubada


Nove em cada 10 pessoas que fazem regimes não conseguem manter o peso alcançado. Isso porque o organismo age contra a dieta logo que os resultados aparecem. Quanto mais radical ela for, mais ele contra-ataca. Isso porque no nosso organismo acontece a chamada reprogramação metabólica, uma estratégia do organismo para sobreiver a uma guerra - a dieta.


Não é só o ambiente que vivivemos, os fast foods e as tentações culinárias que nos fazem engordar, o corpo faz de tudo para sentirmos fome, isto porque quando estamos fazendo uma dieta a lipase, enzima que regula o armazenamento de gordura fica superativada, além disto há diminuição do hormônio que nos deixa saciado e aumento do que nos da fome. Chegamos então no famoso "efeito platô", causando a frutação do paciente e novamente o aumento de peso, na maioria das vezes maior do que no ínicio da dieta, o cohecido "efeito sanfona".


A palavra mágica então é a conhecida e batida Reeducação Alimentar, que nós nutricionistas na prática diária adotamos com os pacientes. O mais saudável é perder de 5 a 10% do peso em 6 meses e manter sempre uma vida ativa.

A Reeducação Alimentar traz resultados a longo prazo, mas para que ela funcione é necessário estar disposto para a mudança de hábitos e do meio social em que vive, além do acompanhamento individualizado de um nutricionista e cuidado com os fatores emocionais.

Emagrecer é simples e não é fácil, o importante é encarar o problema de frente, seguir um plano alimentar sensato, dedicar tempo aos esportes, cortar calorias e controlar a balança.






* Texto: Revista Super Interessante edição 265 Maio/2009




Nenhum comentário:

Postar um comentário