quarta-feira, 13 de maio de 2009

Leite Materno: O primeiro alimento Funcional

O leite materno é o melhor alimento para o crescimento e o desenvolvimento da criança e, pode pelas suas características ser considerado o primeiro alimento funcional que o individuo recebe. A sua ingestão no primeira ano de vida é fundamental para que o crescimento e o desenvolvimento ocorram como o esperado.

O consumo de leite materno está relacionado com o desenvolvimento cognitivo e sensorial e protege o bebê contra infecções e doenças crônicas. Além disso, o aleitamento também contribui para a saúde materna, influenciando no controle da natalidade e reduzindo o risco de câncer de ovário e mama.
Vários fatores tornam o leite materno especial, principalmente no que se refere a presença de substâncias que atuam na imunidade.

Dentre os diversos nutrientes , o ômega 3 e o ômega 6 presente no leite materno, merece destaque, pois atuam diretamente no crescimento e desenvolvimento da criança.

A criança passa por um período de máxima vulnerabilidade que coincide com o intenso crescimento ceebral, que se inicia na 32° semana da gestação e se estende ao 2° ano de vida. Durante este período os ácidos graxos se acumulam no sistema nervoso central.

Assim durante a gestação e nos primeiros anos de vida, o fornecimento de ômega 3 e ômega 6 deve ser em quantidade ótima e em equilíbrio.

O leite materno fornece toda a energia e nutrientes necessários para os primeiros meses de vida e continua a fornecer a ½ a 1/3 das necessidades da criança até o final do segundo ano de vida. Porém a introdução de alimentos complementares deve ocorrer a partir do 6 °mês de vida, garantindo assim as necessidades nutricionais da criança, além das características fisiológicas, tais como: capacidade gástrica, capacidade mastigatória, função digestória e renal.

Alimentação Complementar

O termo alimentação complementar se refere ao fornecimento de qualquer alimento ou líquido, incluindo fórmulas infantis, que não o leite materno.
A introdução de alimentos como dito acima deve ser a partir do 6° mês de vida, permitindo assim que sistema imune do lactente estejam mais amadurecidos. Estes alimentos devem ser introduzidos de forma gradativa, e deve ocorrer retardo na introdução de alimentos alergênicos até o 2°ano de vida dentre eles, estão o leite de vaca, ovo, amendoim, nozes, frango, soja, frutas cítricas, tomate, morango e peixe. Os três últimos principalmente quando existir na família história familiar de atopia.

Os alimentos complementares, quando utilizados em substituição às mamadas, pode ser nutricionalmente inadequedos. A quantidade de nutrientes fornecida pelos alimentos pode ser insuficiente em decorrência a má alimentação, e pode ocorrer redução ma absorção de nutrientes, tais como ferro e zinco.

Soja

A soja é reconhecida como alimento funcional devido à presença de isoflavonas e outros flavonóides. A forma mais comum de primeiro contato da criança com este alimento seria por meio de fórmulas, que têm sido indicadas em caso de intolerância à lactose e de alergia a proteína do leite de vaca. Porém deve-se ficar atento uma vez que a soja também é um alimento com elevada alergenicidade.

Fonte: Revista Nutrição Saúde e Perfomance

Nenhum comentário:

Postar um comentário