terça-feira, 23 de junho de 2009

Componente do chá verde pode retardar câncer de próstata

Uma substância encontrada no chá verde parece retardar a progressão de câncer de próstata, segundo estudo britânico publicado na revista Cancer Prevention Research. Diversos estudos indicam os benefícios do chá contra uma grande variedade de condições, como doença cardíaca e Alzheimer. E a nova pesquisa mostra efeitos da bebida no controle tumores.

Avaliando 26 homens com idades entre 41 e 72 anos diagnosticados com câncer de próstata e com cirurgia marcada, os pesquisadores notaram que aqueles que, por mais de 30 dias, tomaram cápsulas contendo um componente do chá verde chamado polifenol E antes da cirurgia apresentaram menores níveis de importantes marcadores que indicam o desenvolvimento do câncer – PSA, VEGF e HGF.

Os autores destacam que substâncias presentes no chá verde, principalmente polifenóis, “podem ter o potencial de reduzir a incidência e retardar a progressão do câncer de próstata”, e poderiam ser base de medicamentos para a prevenção da doença. Porém, a quantidade ingerida no estudo seria o equivalente a 12 xícaras diárias, mostrando que o consumo da bebida para a prevenção não seria indicada.


Fonte: Blog Boa Saúde, BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário