segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nutrição e Suplementação Pós Cirurgica - Arginina, ômegas 3 e 6 e Vitaminas

A circulação é outro ponto importante para se atentar após uma cirurgia, pois é a partir dela que todos os tecidos são atendidos quanto às suas necessidades de fluxo sanguineo, nutrientes e oxigênio, assim como a remoção de produtos inapropriados para a manutenção de um ambiente apropriado de sobrevida e funções ótimas das células. A arginina é um aminoácido com múltiplas funções para pacientes pós-cirurgicos . Em relação à circulação, é a partir dela que há produção do óxido nítrico, susbtância importante para vasodilatação que favorece um maior aporte de nutrientes para o tecido resultando em uma excelente recuperação. Outro papel da arginina é o da melhora da cicatrização de feridas, já que ela aumenta a produção de colágeno. propteína importante para a cicatrização. Com a arginina, também há um aumento da resposta imune. As fontes alimentares de arginina são soja, castanha e cereais integrais.

As membranas das células são compostas principalmente de ácidos graxos, dentre eles Ômegas 3 e 6. A dieta ocidental é muito rica em ômega 6, o que favorece situações inflamatórias, imunossupressão e vaso constrição. Como em um procedimento cirúrgico há uma ruptura dessas membranas, o consumo de alimentos fonte de ômega 3 é de extrema importância para a recuperação e integridade. As membranas fonte de ômega 3  são os peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha, arenque e também linhaça e as castanhas e de ômega 6 são os óleos vegetais. O ômega 3 deve ser consumido por pacientes em recuperação por conta de seu papel anti-inflamatório, anti-plaquetário e vasodilatador.

Algumas vitaminas também são essenciais no processo de recuperação de qualquer cirurgia, tais como vitamina A, C e E. A vitamina A é essencial para a manutenção da estrutura e integridade funcional das células epitélios, necessária para a resposta imunológica dos linfócitos B e T.
A vitamina C é necessária para quimiotaxia de neutrófilos e monócitos, aumento da resposta imunológica e sua deficiência esta relacionada com efeito de imunodepressores. Ela é a grande precursora do colágeno, necessário para a cicatrização.

A vitamina E é um componente essencial das membranas, mucosas e tecido epitelial e é necessária para manter sua integridade  e promover funcionamento normal.

Como estamos falando de um processo de estresse, precisamos lembrar que ele aumenta a produção de radicais livres, subtâncias que se ligam a qualquer estrutura celular causando danos ao organismo. Para neutralizar essas moléculas, a dieta deve ser rica em antioxidantes, subtâncias presentes naturalmente nos alimentos. Podemos destacar alguns minerais como zinco, selênio, manganês e ferro.

Entre outras substâncias antioxidantes temos vitamina A, C e E, Flavonóides (uva, amora, framboesa, frutas cítricas, brócolis, repolho, chá verde, soja), betacaroteno ( cenoura, abóbora, manga), licopeno (tomate, morango, melancia, goiaba), Coenzina Q 10, isoflavona (soja), compostos fenólicos (azeite de oliva, chá verde, uvas vermelhas), resveratrol (uva e vinho tinto).

Uma cirurgia necessita, além dos cuidados médicos medicamentosos, uma atenção nutricional, ou seja, a dieta do indivíduo deve ter todos os nutrientes acima citados para que haja uma boa recuperação e ótimos resultados. Podemos, e devemos, quando não for possível adquirir todos esses nutrientes na alimentação, consumir os suplementos, com uma correta orientação, para não haver deficiências nutricionais.

Fonte: Revista Suplementação

sábado, 16 de outubro de 2010

Nutrição e Suplementação Pós Cirurgica - Poteína e Glutamina

Toda e qualquer cirurgia seja ela por saúde ou estética, gera uma estresse em nosso organismo, uma vez que exige dele uma resposta frente ao trauma causado. O estresse de qualquer natureza requer alguns nutrientes para neutralizar os radicais livres produzidos.
Após um período de estresse, no caso de uma cirurgia, o sistema imunológico fica debilitado, favorecendo o aparecimento de infecções e inflamações. Frente a essa situação, uam dieta balanceada e rica em antioxidantes é fundamental no período pós-cirurgico para favorecer a cicatrização, redução de edemas, das complicações e tempo de hospitalização, além de minimizar a inflamação gerada.
O corpo, para se recuperar de uma cirurgia ou estresse, aumenta o seu consumo de oxigênio, para ter um fluxo melhor de nutrientes para o tecido em questão. Isso significa que a pessoa aumenta sua necessidade de calórica. Assim é necessário que a dieta forneça calorias suficiente para esse organismo.
Outra necessidade nutricional aumentada é a das proteínas, pois elas têm com função básica a reconstrução dos tecidos. A proteína da dieta deve ser de alto valor biológico, ou seja, completa em todos os aminoácidos essenciais para que ela consiga cumprir essa função, como as de origem animal - carnes em geral, ovos, peixe, leite e derivados - e a soja e quinua, únicas fontes vegetal. Em se tratando de suplemento, o Whey Protein é uma boa fonte proteíca para ser consumida após uma cirurgia, pois ele contém, além de aminoácidos essenciais, glutamina, BCAA e cálcio.
Alguns nutrientes merecem atenção especial para que haja uma boa recuperação. Podem ser consumidos em uma aliemntação balanceada ou mesmo sob forma de suplementação. Para a melhora e suporte do sistema imunológico, primeiro temos  que pensar no orgão onde há maior produção, ceraca de 70 a 80% das células de defesa. Esse órgão é o intestino que tem , entre outras, a função de barreira imunológica. Vários são os fatores que alteram a permeabilidade do intestino favorecendo a passagem de substâncias indesejáveis e gerando as inflamações  tais como, álcool, fumo, medicamentos, estresse e má alimentação (falta de fibras, excesse de açúcar e gorduras e principalmente as trans). Para que essa barreira seja eficaz, podemos usar a glutamina, aminoácido essencial para a síntese proteíca e para replicação celular, inclusive intestinal. A glutamina também tem a função de alimentar as células do sistema imunológico, fortalecendo as nossas defesas. Na alimentação, podemos ingerir glutamina a partir das seguintes fontes: peixes, ovos, leite. carne suína e bovina, aves, iogurte, queijo, ricota, queijo cottage. As fibras são nutrientes também importantes para a saúde intestinal e portanto ajudam na manutenção do sistema imunológico, já que a fibra solúvel (presente nos legumes, aveia, leguminosas e frutas, particularmente a maçã) reduz a translocação bacteriana e a insolúvel (farelos e verduras) é responsável por alimentar as bactérias benéficas do intestino e assim manter a flora intestinal saudável, pronta para reagir frente a qualquer substância estranha.
Fonte: Revista Suplementação


100% Gold Standard Whey  - Optimum Nutrition


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Beta-Alanina - Sua Arma contra Fadiga Muscular

A Beta-Alanina é um aminoácido beta, que junto com a Histidina, é responsável pela síntese de um tamponamento importante contra a fadiga localizada, a Carnosina, comum nos exercícios de alta intensidade. Durante a atividade física intensa e de média e longa duração, como uma aula de spinning depois de um treino de musculação ou uma corrida de 10km, uma maior quantidade de carnosina dentro do músculo é capaz de evitar ou retardar o aparecimento do ácido lático, reponsável pelo surgimento da fadiga. A carnosina é uma molécula composta por dois aminoácidos sintetizado pelos músculos a partir de seus dois componentes, a Beta-Alanina e a Histidina.
Demonstradp cientificamente, a Beta-Alanina é capaz de promover um aumento real na concetração intramuscular de Carnosina.Seu protocolo de suplementação lembra o da creatina, pois segue o mesmo príncipio de abastecimento do músculo de forma crônica (cerca de 6 a 7 semanas). Uma dose de 6,4g por dia por 28 dias promove um aumento de 60% da concentração de Carnosina. Alguns estudos mostram que mesmo fase de 21 dias é um período adequado de abastecimento de Beta-Alanina para aumentar a concentração de Carnosina.

Fonte: Revista Super Treino



Just Beta/Labrada
 

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saiba como alguns alimentos são capazer de atenuar problemas comuns

A solução para uma dor ou um desconforto físico pode estar na quitanda mais próxima. Ou bem na sua cozinha. Alguns alimentos e suas receitas, de aparência singela e preparadas intuitivamente, escondem formulações potentes que funcionam como remédios.

Alecrim, o digestivo

Além de deixar um rastro perfumado no preparo de peixes e outros pratos, o tempero colabora para a digestão e afasta a dolorosa gastrite. O alecrim também impede a formação de gases.Por tudo isso, a erva é bastante comum na culinária asiática. Mastigá-la depois das refeições se tornou um hábito por lá. Ela contém substâncias capazes de estimular a produção de suco gástrico e que, ao mesmo tempo, protege a mucosa do estômago.Sem contar sua ação antibacteriana. Todos esses atributos são de responsabilidade de um grupo de compostos chamados terpenos e do ácido rosmarínico. O ideal é consumir os raminhos frescos e, de preferência, orgânicos. Hipertensos devem consumir com parcimônia, pois o alecrim pode elevar a pressão arterial.

Grão de bico

Para sorrir mais, preencha seu cardápio com o grão-debico. Experimente-o no lugar do feijão, em caldos e saladas ou deguste um bocado da pasta chamada homus, comum em restaurantes árabes. O vegetal dá um basta ao desânimo. É que o alimento contém ingredientes que servem de matéria- prima para a fabricação de substâncias relacionadas ao bom humor, caso do triptofano. Esse composto funciona como os tijolos no processo de montagem dos neurotransmissores. E por que isso é bom? Os neurotransmissores são um grupo de substâncias responsáveis pela comunicação das células no nosso cérebro. Quando os níveis de um neurotransmissor chamado serotonina estão em baixa, aumentam sintomas como a compulsão por comida, a tristeza, o estresse e a irritabilidade.

Castanhas

“Saco vazio não fica de pé.” A frase não é mero ditado de mãe. Quando o corpo carece de nutrientes, o que sobra é puro cansaço. Afinal, a falta de certas substâncias abre as portas para doenças oportunistas, que só aumentam a apatia. Para quem trabalha o dia inteiro e mal tem tempo de comer, a sugestão é fazer um mix de castanhas, nozes, amendoins e avelãs. Beliscar essas gostosuras – que são conhecidas como oleaginosas – ao longo do dia ajuda a manter em ordem os níveis de cobre. Esse mineral, que não é dos mais badalados, tem funções muito nobres, entre as quais melhorar o aproveitamento do ferro. Além de saborear as tais oleaginosas na hora do lanche, na versão in natura, a dica é misturá-las a iogurtes e saladas.

Limão

Para atenuar os sintomas de resfriados e gripes, o fruto do limoeiro é uma ótima pedida. Esta é a receita: corte limões em quatro partes, acrescente água, adoce e bata no liquidificador. Uma preciosa dica é que a casca do limão jamais deve ser desprezada. Ela concentra substâncias como os limonoides, o limoneno e os flavonoides. Eles têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, muito bem-vindas nesses casos. E é claro que não dá para falar de frutas cítricas sem mencionar a vitamina C, outra benfeitora, que é festejada por reforçar as nossas defesas. Beba o preparado rápido. Se houver demora, certas enzimas entram em ação e só restará um desagradável amargor no copo – e a vitamina C tende a sumir com o tempo.

Própolis

Quando a garganta dá sinais de que algo não vai bem, um grande cúmplice para afastar as dores é o própolis. Graças a uma rica mistura de substâncias, ele tem potencial contra inflamações. Confira uma receita criada pelo médico Edson Credidio, que ajuda a atenuar a dor: em 1 copo de água morna, adicione 1 colher de sopa de sal e 10 gotas de extrato de própolis. Mas, veja bem, esse preparado é somente para o gargarejo. Não vale beber. Outra aliada contra as inflamações na garganta é a romã. “A fruta concentra taninos, que têm ação anti-inflamatória e antibacteriana”, diz a bioquímica Fernanda Jardini, da Universidade de São Paulo. Para gargarejar, ferva 1 copo de água, desligue o fogo e acrescente ½ colher de chá de casca de romã. Abafe, deixe esfriar e faça bochechos sem engolir.

Banana

Embora reúna uma porção de substâncias benéficas para a saúde, a banana merece destaque pela elevada quantidade de potássio que contém, um mineral que trabalha em prol das contrações musculares. Não à toa, quando o nutriente está em falta, surgem as desagradáveis cãibras. Há ainda outros compostos encontrados no alimento que são aliados contra a gastrite. Eles são capazes de fazer com que as paredes do estômago fiquem mais resistentes à acidez. E o melhor é que a fruta pode ser carregada para qualquer lugar e consumida quando bate aquela fominha. A dica é ingeri-las junto com queijos ou outros lácteos no lanche da tarde. A dobradinha ajuda a manter a glicemia estável, o que prolonga a saciedade e adia a fome por mais tempo.

Fibras

Os farelos de trigo e de aveia ajudam a combater a prisão de ventre, mas só funcionam, de verdade, quando o corpo está bem hidratado. Ambos estão lotados de fibras, e esses nutrientes colaboram para as contrações intestinais, o que dá uma espécie de empurrão à digestão. Mas é importante que o consumo de cereais integrais seja aliado a boas doses de água. Sem líquidos, o resultado será um baita desconforto.Para não passar por apertos, uma sugestão é consumir os farelos logo cedo, no café da manhã. O trigo e a aveia podem compor saladas de frutas e incrementar iogurtes. Para completar, você deve incluir um copão de suco. Outro truque bacana é acrescentar o farelo de trigo à receita de molho de tomate. Além de melhorar a textura, o ingrediente deixa o molho mais nutritivo.

Fonte: Revista Vida Simples

Chocolate - Consuma com Moderação

Para pesquisadores, o alimento deve ser consumido até duas vezes por semana.

ESTUDO

Um estudo recente pode acabar com a rotina de alguns fanáticos por chocolate. Pesquisadores de Boston acabam de descobrir que comer chocolate amargo todos os dias não é tão benéfico para o coração quanto se imaginava. Para eles, os riscos de problemas cardíacos só são reduzidos em um terço quando o alimento é ingerido até duas vezes por semana.
A pesquisa, publicada no jornal da Associação Americana do Coração, acompanhou 32.000 mulheres suíças entre 48 e 83 anos e concluiu que o consumo de chocolate todos os dias pode ser prejudicial à saúde. De acordo com o estudo, de 19 a 30 gramas de chocolate amargo por semana são suficientes para reduzir em 32% os riscos de doenças cardíacas. A taxa cai para 26% quando o chocolate aparece na dieta de uma a três vezes por mês.
Pesquisas anteriores já haviam apontado que apesar de conter altos níveis de açúcar e gordura, o chocolate é uma fonte rica de flavonóides, responsável por diminuir a pressão sanguínea e proteger o coração. “Mas não se pode ignorar que o chocolate é altamente calórico e seu consumo em demasia pode acarretar ganhos consideráveis de peso”, afirma Murray Mittleman, diretor da Unidade de Pesquisa Epideomólogica Cardiovascular do Centro Médico Beth Israel de Boston.

Fonte: Nutrição e Saúde na TV

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Você Sabia? Termogênicos

Os termogênicos atuam no sistema nervoso central, mantendo acelerado o metabolismo (processo de transformação dos alimentos em energia).
São indicados para serem usados por praticantes de atividade aeróbica como corrida, quando o objetivo é perder peso. A principal substância termogênica desses suplementos encontrados na forma de pó, cápsulas ou líquido é a cafeína.
O consumo seguro dessa substância varia de 3 e 5 miligramas por quilo corporal, entre 30 a 60 minutos antes do exercício. Isso significa que se você tem 80kg, deve consumir até 400mg de caféina por dia. Mais do que isso há risco de taquicardia, insônia e náuseas.


Yellow Hornet


Ripped

sábado, 2 de outubro de 2010

Saiba Mais: Glutamina

É o aminoácido mais abundante na corrente sanguínea e no tecido muscular. Esse suplemento é indicado para praticantes de atividades físicas que pedem força, velocidade e resistência, como futebol, ciclismo e corrida. Afinal, a glutamina auxilia no aumento e na manutenção da massa muscular, especialmente em épocas de treinamento intenso. Ela é importante para reduzir a degradação do tecido muscular e para fortalecer  sistema imunológico, o que é essencial quando há risco de traumas físicos e estresse, como nos períodos em o treinamento é mais pesado.

A glutamina também atua na entrada de outros aminoácidos nas células musculares, ajudando na construção da massa magra. Os estudos apontam que após exercícios intensos há uma redução de 50% dos níveis de glutamina nos músculos. Com alimentação adequada a glutamina é recuperada em 24horas. Todavia, pessoas que treinam intensamente, os níveis de glutamina ficam cronicamente baixos, deixando o sistema imunológico depletado. Além disso, a glutamina promove a recuperação dos estoques de glicogênio, principalmente no fígado. Daí a importância da suplementação. Esse suplemento também dá condições para que o intestino absorva melhor os nutrientes, mesmo quando eles são consumidos em pouca quantidade. É, portanto, importante para pessoas que se alimentam mal no dia a dia.

Na forma de pó, o idel é consumir 5g de glutamina logo após o exercício, junto com algum carboidrato simples (presente em frutas ou mel, por exemplo). Isso acelera a entrada deste aminoácido nas células musculares. Também parece importante repetir a dose antes de dormir.

Não há evidências que o uso excessivo de glutamina possa causar problemas. Mesmo porque as células do intestino necessitam dela para cumprir as suas funções. De qualquer forma, o uso crônico de glutamina poderia diminuir o aproveitamente de outros aminoácidos pelos músculos. Na dúvida, melhor consumir o produto junto com outro tipo de aminoácido, como o BCAA, por exemplo.

Fonte: Revista Sport Life 

Glutamax- Vitafor